Iniciativa, nascida em 2014, visa a valorização do território nacional.
A cerimónia de entrega dos Prémios Municípios do Ano – Portugal 2018 realiza-se esta sexta-feira, às 17h, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães. A Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, e o Município de Guimarães são os organizadores do evento.
Este ano, a concorrer para as nove categorias e para o grande prémio final, conta-se com 56 candidaturas, estando nomeados projetos de 35 municípios. A cerimónia vai ter intervenções do reitor da Universidade, Rui Vieira de Castro, do coordenador da UM-Cidades, Paulo Pereira, e do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.
O concurso centra-se na valorização das boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacto nas diferentes vertentes como o território, a economia e a sociedade. Tem ainda como objetivo a inclusão das cidades e territórios de baixa densidade nas diferentes regiões, bem como o seu crescimento e sustentabilidade.
Os finalistas nomeados em 2018 são de todo o país: Alentejo, Algarve, Área Metropolitana de Lisboa, Área Metropolitana do Porto, Centro, Norte e Ilhas. Braga, Ponte de Lima e Viana do Castelo são alguns dos municípios presentes.
No ano passado, Guimarães foi vencedora com o projeto “Pay-as-You-Throw no Centro Histórico de Guimarães”. A entrega dos galardões vai ser antecedida, às 16h, pela conferência “Como os municípios podem contratar transportes públicos e partilhados” conduzida por Robert Stussi, vice-presidente da Associação Portuguesa do Veículo Elétrico.
Ana Margarida Vale e Ana Sousa