A professora assumiu o cargo de vice-reitora para a Educação. Na cerimónia de tomada de posse reforçou a intenção de melhorar a oferta do ensino e da experiência estudantil.

Laurinda Leite, professora catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho, é a nova vice-reitora para a Educação. A cerimónia de tomada de posse ocorreu no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho, na passada quarta-feira.

No seu discurso, a docente revelou que aceitou o cargo após muita ponderação porque considera que “o pelouro da Educação é uma grande responsabilidade”. Além disso, Laurinda Leite não esconde que espera “muito desassossego” nestas novas funções. A vice-reitora apontou como um dos objetivos a oferta de um maior apoio pedagógico aos estudantes, para um melhor aconselhamento na reorientação académica ou futuro profissional.

Laurinda Leite vincou a necessidade de manter o rigor e a exigência, através de “uma maior articulação entre o ensino e a investigação”. A professora considera que “a universidade tem a responsabilidade de disseminar conhecimento”, tanto pela formação de profissionais de sucesso como de novos investigadores académicos.

Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, referiu que a instituição vai explorar a criação de “novos cursos conferentes de grau”, com foco nas necessidades do mercado de trabalho. Sobre a nova vice-reitora, Vieira de Castro destacou o profissionalismo que impute nas suas responsabilidades, bem como o “conhecimento profundo que tem construído sobre os dossiês relativos ao cargo que agora ocupa”.