A curta-metragem “Awaken” realizada por quatro alunos de Ciências da Comunicação está nomeada para os Prémios Sophia Estudante na categoria de Melhor Curta-Metragem Experimental.
Já foram revelados os nomeados da quinta edição dos Prémios Sophia Estudante. Os prémios pretendem congratular produções cinematográficas nacionais em categorias distintas – Animação, Documentário, Experimental, Ficção e, pela primeira vez este ano, Melhor Cartaz. Quatro alunos da Universidade do Minho estão entre os nomeados.
A curta-metragem “Awaken”, da autoria de Cristiano Maciel, Diogo Bastos, Joana Soares e Rita Almeida, é uma das nove nomeadas para a distinção de Melhor Curta-Metragem Experimental.
Cristiano Maciel, aluno do terceiro ano da Licenciatura em Ciências da Comunicação, exprime satisfação em levar o nome próprio e o do grupo “mais longe”. O estudante salienta, ainda, que “o facto de este ser o único trabalho a representar o nome da Universidade do Minho é também uma honra muito grande”.
“O som no Cinema” é o mote para a edição de 2018 dos Prémios Sophia Estudante. O vencedor do presente ano será anunciado a 13 de dezembro, no Teatro Municipal Rivoli, no Porto. O premiado receberá o galardão junto dos restantes vencedores dos Prémios Sophia 2019, que se realiza a 24 de março.
Na categoria Melhor Curta-Metragem Experimental, o júri é composto pelo realizador João Marco, pelo designer de som Branko Neskov, pela atriz Sofia Reis e pela maquilhadora Gabriela Amado.
Os Prémios Sophia Estudante são uma cerimónia organizada pela Academia Portuguesa de Cinema, com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).