O projeto tem vindo a ser adiado pelas várias reitorias, ao longo dos anos.
O novo Centro de Multimédia, previsto no edifício contíguo ao ICS, tem como missão potenciar a oferta educativa da UM através da criação e edição de conteúdos audiovisuais e multimédia. A partir deste projeto será possível “testar tecnologia e serviços inovadores no domínio da imagem e do multimédia”, como referiu Helena Sousa, presidente do ICS.
Na celebração do 42º aniversário do Instituto de Ciências Sociais (ICS), o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira Castro, garantiu verbas para a construção do novo espaço. Assegurou também que é um projeto para breve e que tem como objetivo equipar um espaço com condições para, por exemplo, implementar serviços de apoio à produção de conteúdos audiovisuais que respondam às necessidades da UM.
Nas palavras da presidente do ICS, os propósitos deste projeto, “alinhados com a missão e objetivos da UMinho, contribuirão para o reforço da condição de agente ativo regional da Universidade, em termos de visibilidade e dinamização do Conhecimento e da Inovação”.
Segundo Helena Sousa, o novo espaço permitirá um encontro de “profissionais especializados e alunos” com um gosto “comum pelo uso de meios digitais e tecnológicos emergentes” e na participação em dinamizações de produtos. As redes que este projeto “irá dinamizar e a opção metodológica e processual de permanente experimentação de conteúdos audiovisuais não tradicionais e interativos” espelham o caráter “inovador” do Centro de Multimédia, como afirmou a representante do ICS.
Andreia Barbosa e Sofia Lopes