A cidade de Braga despediu-se de um ano repleto de desporto. Ricardo Rio mostrou-se muito satisfeito pelo sucesso da organização.

Um ano cheio de eventos em Braga culminou com a cerimónia de encerramento da Cidade Europeia do Desporto 2018. Todas as associações desportivas da cidade minhota desfilaram este sábado no Altice Forum Braga para se despedirem de um ano repleto de acontecimentos e atividades.

A banda filarmónica de Braga juntou-se a Herman José para animar as pessoas presentes no recinto. O Centro de Formação Desportiva da Escola Secundária Alberto Sampaio, o Rope Skipping, a Academia de Patinagem de Braga e a Ent’ Artes – Escola de Dança mostraram alguns números que entusiasmaram a plateia.

O ponto alto da cerimónia foi a passagem de testemunho de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, a Isilda Gomes, presidente da autarquia de Portimão. O município algarvio vai ser Cidade Europeia do Desporto no próximo ano.

A cidade minhota contou com um total de 611 eventos, 400 mil espectadores, 200 mil praticantes e 80 modalidades e foi considerada a melhor Cidade Europeia do Desporto do ano. Um feito que deixou todos os convidados orgulhosos, especialmente o presidente da Câmara de Municipal de Braga, Ricardo Rio.

O autarca, durante o discurso, partilhou o sucesso com os cidadãos bracarenses. “Juntos conseguimos fazer de Braga uma grande Cidade Europeia do Desporto, talvez, a melhor de sempre”. O presidente da Câmara deixou a promessa de que Braga “vai continuar a ser uma cidade de futuro”.

Gian Lupatteli, presidente da ACES Europe, mostrou-se igualmente maravilhado pela organização de todos os eventos ocorridos na cidade minhota. Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, realçou o facto de Braga ter sido considerada a melhor Cidade Europeia do Desporto de 2018. O ministro fez um apelo aos bracarenses para continuarem o “legado” que ficou depois de um “ano repleto de sucesso”.

A cerimónia encerrou com o hino nacional e quando se apagou a letra “B”, que estava situada no Miradouro do Picoto desde a cerimónia de abertura.