Decisão foi tomada na reunião do Conselho Geral da Universidade do Minho esta tarde.

A Universidade do Minho vai construir duas novas residências universitárias em Braga. A instituição pretende remodelar os edifícios da antiga Escola Secundária D. Luís de Castro e do antigo Centro de Recrutamento Militar. Os novos dormitórios vão localizar-se nas freguesias de Tenões/Nogueira e São Victor, respetivamente.

A confirmação foi dada pelo reitor, Rui Vieira de Castro, na reunião do Conselho Geral que ocorreu esta segunda-feira na Reitoria da Universidade do Minho. Segundo a RUM, os projetos que devem ser concluídos até 2021 constam no Plano de Atividades da Universidade do Minho para 2019.

Deste modo, a instituição procura atenuar a falta de oferta de residência para os alunos, que se têm vindo a queixar dos preços exorbitantes pedidos pelo arrendamento de quartos e habitações particulares. Os edifícios referidos ganham também uma nova finalidade. As juntas de freguesia de Tenões/Nogueira e São Victor há muito procuravam uma solução para estes imóveis.

Em setembro deste ano, o estudo “Alojamento Universitário” apresentou as limitações dos estudantes da Universidade do Minho na hora de procurarem uma casa ou um quarto em Braga e Guimarães.