A nova linha de financiamento já está disponível no Millenium BCP. O valor máximo de empréstimo é de 30 mil euros.

Os estudantes do Ensino Superior podem voltar a pedir empréstimos ao Estado, que garante taxas de juro mais baixas através de uma nova linha de crédito. O programa estava suspenso desde 2015 devido a complicações nas contas públicas.

A nova linha de crédito dirige-se a alunos que frequentem instituições de Ensino Superior localizadas no Norte, Centro e Alentejo. As três regiões de intervenção fazem parte do Programa Operacional Capital Humano (POCH).

Qualquer estudante de cursos Técnicos Superiores Profissionais, licenciatura, mestrado ou doutoramento pode pedir financiamento no valor máximo de 30 mil euros, mas sem ultrapassar os cinco mil euros por ano. O dinheiro é depositado em tranches mensais na conta dos alunos, sendo o período de amortização da dívida no máximo de 10 anos.

O programa, que esteve em funcionamento entre 2007 a 2015, garantiu apoios a 21.515 estudantes, num total de 224 milhões de euros. O Governo prometeu reintroduzir o mecanismo de empréstimos a estudantes universitários no início do presente ano letivo (2018/2019). No entanto, os alunos iniciaram o ano sem ter acesso a esse apoio, que está agora disponível.

O Estado assume-se como fiador e quem recorre a esta linha de crédito não tem de dar garantias patrimoniais. Até ao momento, a linha de financiamento existe apenas no Millenium BCP. A partir do próximo mês, a Caixa Geral de Depósitos poderá aderir e ainda estão a decorrer negociações com outras três instituições bancárias.