Ano termina com grande sucesso para a AAUM. Os atletas da academia regressam a casa com uma medalha de ouro, cinco de prata e duas de bronze.

No último sábado, dia 15 de dezembro, Covilhã recebeu o Campeonato Nacional Universitário de Kickboxing, na variante de Light Kick. Nesta competição foram medalhados oito dos 12 representantes da AAUM nas diversas categorias.

Sofia Oliveira, aluna de Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, subiu, pela terceira vez consecutiva, ao lugar mais alto do pódio na categoria <65 kg. Esta foi a única atleta da academia minhota a conquistar a medalha de ouro.

O segundo degrau do pódio foi o mais pisado pelos atletas da AAUM. Rita Novais, aluna de Mestrado em Sistemas de Informação, Ana Peixoto, aluna de Mestrado em Crime, Diferença e Desigualdade, Luís Gomes, aluno de Mestrado Integrado em Engenharia Informática,  Eduardo Marinho, aluno de Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial e Ricardo Leal, aluno de Mestrado Integrado em Engenharia Informática conquistaram uma medalha de prata nas categorias <55 kg, >65 kg, <69 kg, <74 kg e <79kg, respetivamente.

As duas medalhas de bronze foram alcançadas em <63 kg pelo aluno de Ciências da Computação, Áureo Benedito, e em <65 kg pela aluna de Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, Zenilda Venâncio.

Os outros quatro participantes da academia minhota foram Pedro Ribeiro, na categoria <63 kg, Gabriel Vilar e João Basto, em <69 kg e Luiz Alexandre, em <74 kg.

Em termos coletivos, a AAUM ocupa a segunda posição. A classificação final no Campeonato Nacional Universitária de Kickboxing será definida na próxima competição. Esta fase vai realizar-se, mais uma vez, na Covilhã, e ainda não tem data marcada.

A conquista de resultados semelhantes aos dos anos anteriores torna-se mais difícil devido ao aumento de academias inscritas, bem como o rigor competitivo. O responsável pela modalidade na UMinho, Manuel Gomes, realçou o facto de cada vez mais atletas profissionais participarem nas provas universitárias e referiu que, neste caso, a pontuação coletiva foi afetada por “algumas baixas importantes por doença”. No entanto, este obstáculo mostrou o poder de superação dos atletas. Exemplo disto foi Luís Gomes, que, mesmo com uma gastroenterite, conquistou o segundo lugar na categoria <69 kg.