Iniciativa juntou 180 estudantes do ensino secundário, que tiveram a oportunidade de experimentar várias áreas científicas.
O programa “O Melhor Estudante na UMinho” reuniu os melhores alunos de diversos distritos do Norte – Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real – na Universidade do Minho (UM). Jovens do 11º e 12º anos puderam ser estudantes e investigadores universitários, integrados em equipas especializadas, entre segunda e quarta-feira.
A iniciativa visou o contacto dos alunos com a universidade e o seu funcionamento. Estes foram encaminhados, tendo em conta as suas áreas científicas de eleição, para as diferentes Escolas e Institutos da academia minhota. Os alunos tiveram a oportunidade de realizar diversas atividades nos diferentes campos de estudo como Ciências, Direito, Medicina, Ciências Sociais, Enfermagem, Economia e Gestão, Engenharia, Psicologia, Letras e Ciências Humanas.
O reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, esteve presente na sessão de encerramento do programa e não escondeu que a instituição quer atrair os melhores alunos para estudarem na UM. Para além disso, admitiu que a iniciativa que junta os melhores alunos do ensino secundário do Norte do país não é em vão. “Convidamos os que são reconhecidamente os melhores, mostramos o que é a Universidade e fazemos isto com a expectativa de que eles coloquem a UMinho no seu radar quando se tratar de tomar opções mais definitivas relativamente à sua formação académica futura”, referiu Rui Vieira de Castro.
Para o representante da UM, com este programa “há uma mensagem que gostamos também de passar (…), que é a do valor intrínseco que a educação superior tem”, afirmando por isso que os objetivos da iniciativa são amplos.
O programa “O Melhor Estudante na UMinho” foi concebido para aproximar a instituição dos mais jovens, incentivando-os a fazer uma formação superior de qualidade, valorizando as qualidades da Universidade do Minho.
Beatriz Nunes Meireles e Clara Oliveira