Pela segunda vez consecutiva, Nuno Reis vence as eleições para a AAUM. Perto de 2.000 estudantes votaram no candidato da Lista A.

Nuno Reis venceu as eleições para liderar a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) com 79,4% dos votos. O candidato da Lista A assume o segundo mandato à frente da direção. A Lista D, encabeçada por Vítor Campos, foi a que elegeu mais representantes para o Conselho Fiscal e Jurisdicional.

O aluno do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial foi eleito para a presidência da associação minhota com 1.933 dos 2.434 votos depositados nas urnas. Rui Miguel Silva, da Lista B, mereceu a confiança de 311 alunos (12,8%). 132 estudantes votaram em branco e houve 48 nulos.

Nuno Reis encara o próximo ano com “a expectativa de quem está simultaneamente a fazer um trabalho de continuidade, mas também a começar de novo”. Apesar de esperar um mandato “desafiante”, o estudante afirma que o resultado das votações “reforça muito a posição” da direção da AAUM no último ano. A prioridade da lista que em janeiro toma posse é “continuar a crescer”.

O presidente diz ainda que o crescimento passa pela renovação de departamentos que já havia sido anunciada durante a campanha eleitoral: “vamos ter agora uma estrutura muito diferente daquela que era a AAUM em anos anteriores”.

Rui Miguel Silva, líder da Lista B, não marcou presença na divulgação dos resultados. “A AAUM poderá sempre contar comigo no que precisar, esse é um dos maiores valores do associativismo: o altruísmo”, esclarece Rui Miguel Silva, posteriormente, em declarações prestadas ao ComUM.

 

 

A Lista D, encabeçada por Vítor Campos, elegeu sete representantes com 1.470 votos para o Conselho Fiscal e Jurisdicional. Em segundo lugar, pela Lista E, Carlos Machado conseguiu 412 e somou dois representantes. O número de votos nulos foi 82 e 470 alunos votaram em branco.

 

 

No caso da Mesa da Reunião Geral de Alunos, a única candidatura, a Lista C, liderada por Sofia Alcaide, venceu com 1.941 votos. A aluna de Mestrado em Direito dos Contratos e da Empresa assume a presidência pelo segundo ano consecutivo. O número de votos nulos foi 143 e de brancos 350.

 

Entrevista: Rui Araújo

Multimédia: Cátia Barros e Diogo Rodrigues