O ano 2018 caraterizou-se por vários acontecimentos importantes para a Universidade do Minho, para a região minhota e para personalidades dos distritos de Braga e de Viana do Castelo. Desde a justiça à política, passando pelo desporto e pela cultura, o ComUM selecionou 20 momentos que marcaram o ano.

 

Taça CTT. Final Four em Braga por mais duas épocas

(Janeiro)

No decorrer da Final Four da Taça CTT, Sameiro Araújo, vereadora do Desporto da Câmara Municipal, anunciou que Braga vai acolher a fase final da competição até 2020. A informação foi confirmada por Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, na conferência de imprensa de antevisão à final da prova, que se realizou pela primeira vez na cidade minhota. O Sporting CP derrotou o Vitória FC no jogo decisivo.

 

Braga passa a ter a segunda maior sala de espetáculos do país

(Fevereiro)

O Forum Braga foi apresentado como a segunda maior sala de espetáculos do país e como o maior auditório da região Norte. A reabilitação do antigo Parque de Exposições de Braga (PEB) contou com um investimento de oito milhões de euros, tendo uma sala com a capacidade de 12 mil lugares em modo concerto. Em setembro, o espaço passou a chamar-se Altice Forum Braga depois de um forte investimento da Altice Portugal. Desde a sua inauguração, já acolheu vários eventos desportivos e culturais e é dado como a opção mais viável para acolher o Enterro da Gata, em 2019.

 

Cláudia Pascoal vence Festival da Canção em Guimarães

(Março)

O Pavilhão Multiusos de Guimarães acolheu a final do Festival da Canção. Com o tema “O Jardim”, Cláudia Pascoal somou 22 pontos, no total, e ganhou o direito de representar Portugal na Eurovisão. Três mil pessoas assistiram às atuações das 14 canções em prova.

Ana Maria Dinis/ComUM

 

Sé La Vie completa três anos

(Abril)

O Sé Lá Vie assinalou três anos de existência com presenças habituais do espaço cultural bracarense, como Bazuuca, RUM on the Rocks e Anibal Figueira. Em entrevista ao ComUM, Filipe Palas, músico e dono do estabelecimento, falou da forma como o projeto foi concebido e tem sido desenvolvido.

 

Cem anos do Museu D. Diogo de Sousa

(Abril)

O Museu D. Diogo de Sousa comemorou o centenário da sua inauguração. Para a diretora Isabel Silva, algumas das dificuldades do museu de arqueologia passam pela impossibilidade de renovar as equipas. “É fundamental que uma instituição cultural permita transmitir o conhecimento a novas gerações, o que não está a acontecer”.

 

João Sousa conquista Estoril Open

(Maio)

João Sousa tornou-se no primeiro tenista português a ganhar o Estoril Open. O atleta vimaranense bateu o norte-americano Francis Tiafoe na final e ganhou o terceiro título ATP World Tour da carreira.

 

AAUM acolhe Campeonatos Nacionais Universitários em 2019

(Maio)

A cidade de Guimarães vai ser o palco das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários em 2019. A competição engloba as modalidades de andebol, voleibol, basquetebol, futebol, futsal, rugby, hóquei em patins e ginástica artística. A Associação Académica da Universidade do Minho sucede à Associação Académica da Universidade de Aveiro na organização do evento.

 

Marcelo inaugura Centro Português do Surrealismo

(Junho)

O Centro Português do Surrealismo foi inaugurado no auditório da Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão. A cerimónia contou com as presenças de Luís Filipe Castro Mendes, na altura, ministro da Cultura, e de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República. O projeto procura fortalecer a oferta cultural da cidade e contar a história do movimento surrealista em Portugal.

Marcelo Rebelo de Sousa, Centro Português do Surrealismo

Diogo Rodrigues / ComUM

 

Festival Paredes de Coura. O regresso mítico dos Arcade Fire 

(Agosto)

Os Arcade Fire foram o grande destaque do Vodafone Paredes de Coura 2018. Durante quatro dias, várias bandas nacionais e internacionais marcaram presença na Praia Fluvial do Taboão.

 

Fernando Pimenta sagra-se campeão do mundo de canoagem

(Agosto)

O canoísta conquistou o ouro em duas categorias nos Mundiais de canoagem de velocidade, realizados em Montemor-o-Velho. Dois meses antes, o atleta de Ponte de Lima conquistou três medalhas nos Europeus, sendo que a também minhota Teresa Portela ganhou a prata na competição realizada em Belgrado, Sérvia. Em setembro, nos Mundiais de maratonas, o vianense Sérgio Maciel sagrou-se campeão do mundo sub-23, na Vila de Prado, em Vila Verde.

 

UMinho. Reitor declara orçamento de 2019 o maior de sempre

(Agosto)

O reitor afirmou que a Universidade do Minho vai ter cerca de 150 milhões de euros orçamentados para o próximo ano, mais 26 milhões do que em 2018.  De acordo com Rui Vieira de Castro, trata-se do “maior orçamento de sempre” da academia minhota.

 

Setembro é o novo julho para o Milhões de Festa

(Setembro)

Milhões de Festa decidiu fugir à maré dos festivais de verão e reagendar o evento para o início de setembro. Anteriormente, realizava-se em julho. Ensemble Insano, Lena D´Água, Squarepusher, Electric Wizard e Os Tubarões foram alguns dos destaques da edição de 2018 do certame barcelense.

Milhões de Festa

Ana Maria Dinis/ComUM

 

Futebol feminino. SC Braga vence primeiro título

(Setembro)

O SC Braga conquistou o primeiro troféu no futebol feminino desde que a equipa feminina foi criada, em 2016. Depois de cinco provas perdidas para o Sporting CP, em duas épocas, o emblema minhoto venceu a Supertaça frente ao clube leonino, no Estádio do Fontelo, em Viseu.

 

Copos reutilizáveis na Receção ao Caloiro

(Setembro)

A Associação Académica da Universidade do Minho anunciou a utilização de copos reutilizáveis na Receção ao Caloiro. A iniciativa inseriu-se no Projeto Care, que tem levado copos sustentáveis a vários eventos da cidade de Guimarães.

 

Venda da Fábrica Confiança aprovada em Assembleia Municipal 

(Outubro)

A venda da Fábrica Confiança foi aprovada em Assembleia Municipal, com 44 votos a favor e 29 contra. Um mês depois, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga aceitou uma providência cautelar interposta por seis cidadãos, que suspendeu o processo de alienação do imóvel. O caso começou com o pedido de fundos por parte da Câmara Municipal ao Governo para reabilitar o edifício da antiga saboaria, em março, sendo que, desde aí, foram levantadas várias possibilidades. A transformação da Fábrica Confiança numa residência universitária foi uma delas.

 

PJ investiga Serviços de Ação Social da Universidade do Minho 

(Novembro)

A Policia Judiciária fez buscas na sede dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), sediados no campus de Gualtar. Durante as investigações foram apreendidos diversos computadores e documentos. O reitor Rui Vieira de Castro garantiu a cooperação da academia minhota com a Polícia Judiciária e com o Ministério Público.

Serviços

João Pedro Quesado/ComUM

 

Braga recebe distinção de melhor Cidade Europeia do Desporto 

(Dezembro)

Braga foi distinguida pelas ACES Europe como a melhor Cidade Europeia do Desporto do ano. O título foi recebido por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, Bélgica. O concelho minhoto bateu a concorrência de outras 20 localidades europeias. Na condição de Cidade Europeia do Desporto, Braga recebeu 611 eventos, 400 mil espectadores, 200 mil praticantes e 80 modalidades durante o ano.

 

Marta Paço ganha medalha de bronze no Mundial de surf adaptado

(Dezembro)

Marta Paço conquistou a medalha de bronze no Mundial de surf adaptado, que decorreu na praia de La Jolla, em San Diego, Califórnia, EUA. A atleta vianense subiu ao pódio com apenas 13 anos.

 

Luís de Castro e edifício militar vão ser novas residências universitárias

(Dezembro)

A Universidade do Minho vai construir duas novas residências universitárias em Braga. A instituição pretende remodelar os edifícios da antiga Escola Secundária D. Luís de Castro e do antigo Centro de Recrutamento Militar. Os novos dormitórios vão localizar-se nas freguesias de Tenões/Nogueira e São Victor, respetivamente. A confirmação foi dada pelo reitor Rui Vieira de Castro em reunião do Conselho Geral.

 

Queda do muro. MP pede absolvição dos alunos acusados de homicídio negligente 

(Dezembro)

O Ministério Público (MP) solicitou a absolvição dos quatro estudantes da Universidade do Minho acusados de homicídio negligente de três colegas. O pedido surgiu nove meses depois de o Tribunal da Relação de Guimarães ter mandado repetir o julgamento, depois de um recurso interposto pelo MP. O caso remonta à queda de um muro, junto ao campus de Gualtar, que vitimou três alunos, em abril de 2014.