O projeto vai ocupar as instalações da antiga fábrica de metalomecânica Cegonheira e surge como um incentivo ao empreendedorismo das artes criativas.
Vila Nova de Famalicão vai ter um novo Campus de Ensino Profissional e Artístico que será construído na zona escolar do concelho. O município irá apoiar esta iniciativa com quase dois milhões de euros.
Em comunicado, a autarquia de Vila Nova de Famalicão afirma que este novo projeto está nas mãos da ARTEMAVE – Associação de Promoção das Artes e Música do Vale do Ave, entidade proprietária da ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave, e do INFORARTIS – Instituto de Formação Artística do Vale do Ave, entidade proprietária do CCM – Centro de Cultura Musical.
A obra, a nascer nas instalações da antiga Cegonheira, está calculada em 6,5 milhões de euros, sendo que 2 milhões serão financiados pela Câmara. “A verba aprovada vai materializar-se em tranches mensais de 8 mil euros, ao longo de 232 meses, e terá efeito a partir do momento em que a ARTAVE e o CCM passarem a ocupar as novas instalações”, pode ler-se no comunicado.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, refere ainda que, com esta obra, “ganha a ARTAVE, que passa a ter condições de excelência para continuar a consolidar o seu projeto educativo, mas ganha também todo o concelho que passa a ter um novo espaço cultural, um novo auditório e uma zona nobre da cidade reabilitada”.
O novo espaço contará com diferentes salas e auditórios. Haverá também um polo para a incubadora Famalicão Made IN, iniciativa que dá a conhecer novas empresas e projetos no concelho.