Conquistadores bateram o SC Caldas por 3-0 (29-27, 28-26 e 25-22). Foi a sexta vitória consecutiva dos vimaranenses.

O Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense viu, na tarde deste sábado, o Vitória SC bater o SC Caldas por 3-0 (29-27, 28-26 e 25-22), em jogo da 14.ª jornada do Campeonato Honda. A formação vitoriana vingou, desta forma, o desaire sofrido na primeira volta pelo mesmo resultado.

A turma de Adriano Paço teve uma contrariedade nos instantes iniciais. Com apenas três pontos jogados, o venezuelano José Verdi lesionou-se e não voltou à partida. Os vimaranenses, contudo, ultrapassaram a adversidade e, assim que se colocaram em vantagem, assumiram as rédeas de um primeiro parcial que se revelou muito equilibrado.

Sensivelmente a meio do set, o Vitória SC conseguiu mesmo “cavar” uma vantagem de três pontos, que foi gerindo durante o desenrolar dos acontecimentos. Porém, a equipa da casa facilitou numa altura em que parecia ter tudo encaminhado para a vitória na primeira partida. Por isso, não se livrou de enfrentar um “set point”, antes de conseguir fechar o parcial em 29-27.

Após uma vitória tirada a ferros na primeira partida, os vitorianos foram a primeira formação a pontuar no segundo. A fase inicial do parcial ficou, no entanto, marcada por muitos erros de parte a parte no capítulo do serviço, pelo que nenhuma equipa conseguiu distanciar-se no placard.

Tal só voltou a acontecer sensivelmente a meio do set, à semelhança do que tinha acontecido na primeira partida, com o Vitória SC a ser novamente a formação que conseguiu “descolar” no marcador. A vantagem de quatro pontos construída pela turma de Guimarães voltaria, uma vez mais, a desaparecer na reta final, assim como tinha acontecido.

De novo a serem necessárias as vantagens para se encontrar um vencedor, foi o conjunto visitado que, à terceira tentativa, conseguiu dilatar a vantagem para dois sets a zero. Com os índices de confiança em alta depois de terem vencido os dois primeiros sets, os atletas vitorianos entraram a vencer na terceira partida, mas acusaram alguma displicência e viram o SC Caldas inverter uma desvantagem de 7-4 para uma vantagem de 8-10.

A reação dos homens de Adriano Paço surgiu e, com a maior sequência de pontos consecutivos de todo o encontro (6), os visitados chegaram a uma vantagem de 16-12. Desta vez não a desperdiçaram na reta final, encerrando com um parcial de 25-22 uma partida onde estiveram praticamente sempre na frente do placard.

A inspiração de Ivan Fernández, Raul Muñoz e Carlos Fidalgo, que foi chamado para substituir o lesionado Verdi no início do encontro, revelou-se importante para o triunfo dos conquistadores.

Em termos de classificação, o Vitória SC soma 29 pontos e poderá terminar a jornada no terceiro lugar da tabela, estando dependente daquilo que o Sporting de Espinho e a AJ Fonte do Bastardo possam fazer nos seus respetivos compromissos.

Na próxima jornada, a equipa da Cidade Berço desloca-se ao Pavilhão João Rocha, em Lisboa, para defrontar o campeão nacional Sporting CP. O jogo está marcado para as 18h do próximo sábado, dia 22 de dezembro.