O evento lotado que acolheu vários grupos de música alternativa foi organizado pelo Triciclo, um programa de eventos musicais em Barcelos

Glockenwise, Cave Story e Savage Ohms atuaram este sábado à noite no Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), num espetáculo que se prolongou até de madrugada. Os concertos foram duas vezes interrompidos por falhas de eletricidade.

A noite começou com as Savage Ohms, uma banda obscura de música eletrónica alternativa. As constituintes da banda posicionaram-se em semicírculo para produzir um concerto de timbres soturnos e distorções, numa ambiência calma em espaço escuro. A atuação foi interrompida em breves momentos, porque faltou a luz.

A seguir foi a vez dos Cave Story, um quarteto punk oriundo das Caldas da Rainha. A banda homónima do videojogo indie clássico realizou um concerto estridente, fundamentado na música hardcore do seu segundo longa duração “Punk Academics”.

Em ritmo frenético, os músicos atuaram perante uma sala lotada. Mais uma vez, o concerto foi interrompido por problemas técnicos, mantendo-se apenas o som produzido pelo baterista. “Ainda bem que as baterias não são elétricas”, brincou o vocalista no fim da canção.

Foi já de madrugada que subiram a palco os Glockenwise, banda local de thrash pop acarinhada pelo público. “É a primeira vez em muito tempo que vimos a Barcelos, a última vez até foi aqui e é bom ter tanta gente”, comentou Nuno Rodrigues, em nome do grupo. Para além do trio original subiram a palco mais três elementos.

Os Glockenwise reproduziram músicas do seu mais recente álbum “Plástico”, descrito como “um disco de mudança de paradigma e chegada à idade adulta”. Este novo trabalho marca um ponto de viragem na sua música, agora em tons mais suaves. Apesar disso, o grupo atuou no CCOB com versões pesadas destas canções, em jeito de regresso ao seu passado.

A banda deu o concerto por terminado, numa tentativa gorada de obter a insistência para retornar ao palco. Apesar da falta de apupos e de aplausos contínuos, o grupo voltou quando uma pequena parte do público havia saído do espaço, com as luzes por ligar. Os Glockenwise tocaram mais algumas músicas, para gáudio dos ainda presentes.