Nuno Reis quer construir a nova sede da associação próxima da Universidade do Minho.
O Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Nuno Reis, revelou, na passada quarta-feira, que pretende construir a nova sede da associação no antigo terreno do Hospital Psiquiátrico. Esta mudança tem sido reclamada há mais de 20 anos pelos elementos da associação.
Em declarações à RUM, Reis entende esse espaço como sendo a melhor solução neste momento, não só para a associação como também para os alunos e para a cidade de Braga. A localização geográfica da nova sede é um dos fatores determinantes para o local escolhido. Já na tomada de posse para os órgãos de governo da AAUM, o presidente referiu que uma nova sede seria “aumentar progressivamente a qualidade da representação estudantil”.
O espaço em questão está abandonado, em condições de degradação e a Câmara Municipal de Braga não tem qualquer poder sobre este. Nos últimos anos, o terreno que circunda o edifício tem sido utilizado como estacionamento clandestino e, no período noturno, é considerado uma zona perigosa. Os assaltos constantes a viaturas e a pessoas tem crescido nesse local, sendo a falta de iluminação uma das justificações apresentadas. “Se aquele espaço fosse entregue à Universidade do Minho para fins de construção de uma sede da associação académica, tenho a certeza que Braga e a Universidade do Minho saíam a ganhar”, aponta o estudante.
O reitor da Universidade do Minho, Rui Viera de Castro, manifestou o interesse em disponibilizar um espaço dentro do campus da Universidade, mas com restrições nos serviços que a AAUM não quer deixar de disponibilizar aos alunos certos serviços, que segundo Nuno Reis, “difíceis de conciliar com a vivência dentro do campus”.
Caso se venha a confirmar a nova sede, o estudante de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, prevê ser necessário uma reconstrução total do edifício devido às condições de degradação que este apresenta, permitindo uma construção de acordo com a “identidade da AAUM”.