Cidade minhota recebeu várias figuras do desporto numa semana em que o futebol dominou as conversas.
O FuteCOM – Encontro Nacional de Gabinetes de Comunicação e Imprensa do Futebol Profissional realizou-se esta quinta-feira, no hotel Vila Galé Collection, em Braga. O evento está inserido nas atividades da Final Four da Allianz Cup e contou com a presença de diversos convidados.
Uma pequena sessão de abertura foi feita por Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, agradecendo aos presentes e explicando, de forma breve, como decorreria o evento. O presidente também aproveitou a oportunidade para frisar a importância da comunicação e do marketing no futebol profissional.
De seguida, Joris Evers, diretor de comunicação global da La Liga, fez uma apresentação sobre o crescimento da liga espanhola através da comunicação estratégica. Na sua apresentação, Evers destacou a ideia de se vender um produto, no caso o futebol, contando uma história. O diretor ainda disse que tratar futebol como negócio não é, de forma alguma, algo mau. Pelo contrário, os retornos financeiros proporcionam aos clubes condições de contratarem jogadores melhores, construírem estádios melhores, entre outros.
Foi realizada, então, uma mesa redonda sobre futebol e media, que contou com a participação de Manuel Queiroz, presidente da Associação dos jornalistas de desporto, como moderador, Juan Ignacio Gallardo, diretor do jornal Marca de Espanha, Nuno Ferreira, diretor de informação da Sport TV, e Alberto Colombo, vice-secretário-geral da European Leagues. Neste debate, foi discutida a relação dos clubes com os media, que parece cada vez mais fechada, enquanto a relação das ligas com os media é boa.
Mais tarde, Vasco Marques, formador e CEO da Web2Business, deu um workshop de comunicação em redes sociais. Posteriormente, foi feita uma apresentação sobre ética nas relações públicas pela professora da Universidade da Beira Interior, Gisela Gonçalves.
Outra mesa redonda foi realizada, desta vez, com Luís Miguel Pereira, coordenador de programas da Sport TV, como moderador, e os convidados João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e Desporto, Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, Joaquim Fidalgo, professor da Universidade do Minho, e Vasco Ribeiro, professor da Universidade do Porto. Neste caso foi discutida a ética na comunicação do futebol profissional.
As conclusões foram realizadas por Daniel Sá, diretor do IPAM, seguido pelo lançamento do FuteCOM 2020. A sessão de encerramento foi liderada por Sónia Carneiro, diretora executiva da Liga Portugal.