Fernando Pimenta e o município de Vila Verde foram coroados na Gala dos Campeões. Messias Baptista e Teresa Portela também estiveram em destaque na cerimónia.
No último sábado, Coimbra foi palco da Gala dos Campeões da Federação Portuguesa de Canoagem. As distinções dedicaram-se a 30 clubes e mais de 200 atletas. Entre eles, foi destacado o minhoto Fernando Pimenta, mas também o município de Vila Verde. Messias Baptista e Teresa Portela também receberam distinções.
Vencedor das provas de K1 1.000 metros e K1 5.000 metros, o bicampeão mundial recebeu o prémio de Atleta Masculino do Ano de 2018. Hélio Lucas, treinador de Pimenta, foi reconhecido como Treinador do Ano.
O jovem Messias Baptista, que representa o Clube Náutico de Ponte de Lima, foi galardoado como promessa do ano. Já Teresa Portela, juntamente com Joana Vasconcelos, em k2 500 metros, foram distinguidas com o prémio equipa do ano.
Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, que tutela a área do Desporto, atribuiu à Federação Portuguesa de Canoagem a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo. Esta condecoração, uma das mais altas, pretende galardoar quem prestigia o desporto português, em serviços, ações e factos relevantes.
O ministro assumiu que a canoagem portuguesa se trata de “uma potência mundial e uma referência nacional”, depois de exaltar o trabalho realizado por Fernando Pimenta. Victor Félix, presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, considera que a modalidade “é uma das maiores referências do desporto português”.