16 entidades foram galardoadas, numa noite em que António Salvador salientou a importância do apoio dos cidadãos bracarenses ao clube da cidade. A Final Four da Allianz Cup também foi um tema mencionado.

O Theatro Circo foi palco de mais uma edição da gala Legião de Ouro, que decorreu esta segunda-feira, onde várias personalidades ligadas ao SC Braga foram premiadas. A cerimónia, além de ter um intuito de distinguir os melhores do ano, serviu também para comemorar o 98º aniversário.

Na passadeira vermelha vários foram os testemunhos que salientaram a grandeza do clube minhoto e, segundo Tiago Sá “a academia veio provar isso”. O guarda-redes referiu ainda que sente “um orgulho enorme em representar a formação do SC Braga”, este que, mais tarde, foi galardoado. Também Alan, ex-futebolista do clube, sublinhou que em dez anos que está na cidade viu “este clube crescer de forma impressionante”.

O evento iniciou com um momento musical protagonizado pela Tuna Universitário do Minho, que atuou diversas vezes ao longo da noite. Joana Teles e Pedro Lima foram os apresentadores de uma cerimónia que conta, ainda, com a presença de artistas como João Pedro Pais e Daniel Pereira Cristo. Foram, também, apresentados alguns vídeos que remontam ao ano transato e onde foi possível ver, entre outras coisas, os melhores momentos e os bloppers.

Abel Ferreira foi distinguido como treinador do ano e fez um discurso motivador. “Acredito que podemos fazer o que ainda não foi feito e tenho a certeza que juntos somos muito mais fortes”. A Allianz Cup foi um tema questionado ao treinador, dada a proximidade tanto no espaço como no tempo, ao qual respondeu prontamente: “Para ser sincero espero ganhar”. No entanto, admite que, para ele, “ser campeão é ter uma atitude permanente, respeitar, jogar para derrotar o adversário e dar o melhor em cada jogo”. Com a junção destes fatores, Abel afirma que “se assim for, estes troféus acabam por aparecer”.

Na gala do SC Braga não podia faltar o discurso da pessoa que dá a cara pelo emblema. António Salvador realçou várias vezes a relação entre a cidade e o clube e, com mágoa, referiu que “ser cidadão de Braga não é ser do Sporting Clube de Braga”.  O presidente garantiu, ainda, que “não vai desistir da missão de promover uma maior sintonia entre o clube e a cidade”. Na sequência deste tema e a propósito da Final Four da Allianz Cup, concluiu o seu discurso lembrando: “De pouco importa disputar esta taça em Braga se não fizermos do estádio a nossa verdadeira casa, a nossa fortaleza, mostrando ao país que Braga tem um só clube e que a força dos adeptos é capaz de nos carregar até às grandes vitórias e aos grandes feitos”.

Lista completa dos premiados:

Atleta Amador do Ano: João Malheiro (basquetebol);

Jovem Atleta do Ano: Alexandre Cunha (kickboxing);

Atleta Revelação do Ano: Tiago Sá (futebol);

Guerreiro Cidade Desportiva: Berna (futebol);

Funcionário do Ano: André Viana;

Parceiro do Ano: SC Braga Seguros Powered by Sabseg;

Prémio Fidelização: Corporate Setenta;

Dirigente do Ano: Manuel Teixeira;

Prémio Carreira: Conceição Silva;

Atleta do Ano: Vanessa Marques (futebol);

Futebolista do Ano: Marcelo Goiano (futebol);

Treinador do Ano: Abel Ferreira (futebol)

Guerreiro de Ouro e Mérito: Trincão, David Carmo, Moura (futebol);

Guerreiro de Honra: António Cunha (ex-reitor da Universidade do Minho)