Minhotos passaram o teste frente ao Nacional, mas foi preciso esperar até à hora de jogo para ver o marcador desbloqueado.

O SC Braga venceu na deslocação ao reduto do Nacional, por 0-3, em jogo a contar para a 18ª jornada da Liga NOS. Com esta vitória, a formação de Abel mantém a distância pontual para o FC Porto, esperando ainda pelo resultado do SL Benfica na Cidade Berço.

A primeira parte começou com um SC Braga mais astuto na hora de procurar fazer jogo. Prova disso foi o tento obtido por Murilo, posteriormente, anulado pelo juiz da partida, logo nos minutos iniciais. Este lance serviu de emenda à turma de Costinha, algo desconfortável nos primeiros momentos de jogo.

Daí em diante, o Nacional deu sinais de retoma, assistindo-se a um equilíbrio de forças. Registo apenas para um remate cruzado de Esgaio e outro de João Camacho no seguimento de um contra-ataque.

Com várias alterações em ambos os lados, as equipas encaixaram uma na outra e anularam-se de maneira eficaz. O fim da primeira parte chegou com a sensação de que se podia fazer mais dentro das quatro linhas. Sem grandes chances de golo, os visitados procuravam dar seguimento ao bom momento de forma, enquanto que os minhotos não queriam sair do pódio. Pedia-se mais.

A etapa complementar trouxe um Nacional com uma nova abordagem ao jogo, onde conseguiu jogadas de ligação no meio-campo do SC Braga, mas sem grande sucesso na hora de finalizar.

Só que à passagem da hora de jogo, o rumo dos acontecimentos muda com o golo inaugural. Sequeira acertou no poste da baliza de Lucas França e na recarga, Ricardo Horta finalizou da melhor forma.

Do primeiro ao segundo golo foi uma questão de poucos minutos. Desta vez, Murilo atirou mesmo a contar para o golo que trazia mais tranquilidade à equipa minhota.

O Nacional tentou reagir rapidamente, mas a pouca lucidez defensiva fez-se sentir, levando a mais um golo dos forasteiros. Agora por Paulinho, a formação de Abel fechava o jogo com chave de ouro, num desafio mais complicado do que o resultado aparenta.

Na próxima jornada, o SC Braga vai medir forças com o Santa Clara no regresso dos jogos ao Municipal de Braga. Até lá, a equipa bracarense tem a discutir a Final Four da Allianz Cup. A meia final é frente ao Sporting CP na próxima quarta-feira.