Os bracarenses estiveram a vencer por 0-2, mas o Valongo vincou a postura na segunda metade e assegurou a vitória.
O HC Braga visitou, este sábado, a AD Valongo. Num jogo contar para a 13ª jornada do Campeonato Nacional I Divisão, os bracarenses perderam por 7-4 e somam, assim, três jornadas consecutivas sem vencer. Em contrapartida, a formação da casa registou o primeiro triunfo do ano, resultado que já não acontecia desde de novembro de 2018.
Na última partida da primeira volta encontraram-se duas equipas que procuravam o triunfo, devido à serie de maus resultados acumulados. Por um lado, o HC Braga que contava dois jogos sem vencer, por outro, o AD Valongo que acumulava um historial de sete partidas sem registar um triunfo. Duas formações que, por isso, procuravam a primeira vitória no ano 2019.
Na primeira parte, os pupilos de Rui Neto entraram melhor e chegaram ao 0-2, com golos de Juan López e Ângelo Fernandes. Em desvantagem, a equipa orientada por Miguel Viterbo reagiu e respondeu com uma reviravolta no marcador. Com três golos consecutivos, os valonguenses viraram o resultado para 3-2, com um tento de Diogo Fernandes e dois de Gonçalo Pinto, ambos de livre direto. O HC Braga conseguiu dar resposta empatando o jogo ainda antes do descanso.
Um primeiro tempo equilibrado, com as duas formações a construir e concretizar oportunidades, que não adivinhavam o cenário que assumiu a segunda metade. Depois do intervalo, o AD Valongo assegurou as rédeas da partida e superiorizou-se.
O grupo da casa adiantou-se, novamente, no marcador e fez o 5-3, por Nuno Araújo e Diogo Fernandes. Os Bracarenses responderam com Pedro Delgado a reduzir para 5-4, numa altura em que os minhotos jogavam com menos um jogador por cartão vermelho mostrado a José Marques.
A formação visitante ainda procurou o empate, mas as dificuldades em inferioridade numérica foram aproveitadas pelo adversário, que alcançou o 6-4 por Gonçalo Pinto.
O ponto final no placard surgiu nos últimos segundos por João Pedro.
Com este resultado, o HC Braga manteve o sétimo lugar da tabela classificativa, com 15 pontos. Já o Valongo subiu ao nono posto com doze pontos. Na próxima jornada, HC Braga desloca-se a Turquel e a formação de Miguel Viterbo recebe o SC Marinhense.