Homem-Formiga é mais um dos heróis da Marvel, embora talvez não tão conhecido. Em 2015 é lançado este filme onde Paul Rudd dá corpo ao personagem principal. Trata-se sem dúvida de um filme divertido e com muito humor à mistura!
Scott Lang é um vigarista que, visto que pretende sair da prisão, aceita a proposta feita por Dr. Hank Pym. Esta consiste em usar um traje por ele criado que permite o encolhimento de seres vivos. Ao início, quando Scott experimenta pela primeira vez o fato, fá-lo sem intenção e fica mesmo muito assustado com tudo aquilo. Contudo e como está totalmente disposto a reconquistar o respeito da sua ex-mulher, Maggie e, mais importante ainda, da sua filha, acaba por aceitar sem hesitar. Dr. Pym já observava Scott há muito tempo através das suas formigas e escolheu-o para usar esta sua invenção porque achou que seria a pessoa ideal para o fazer. Tinha como opção a sua filha, Hope, mas visto que não a queria colocar em perigo, decide não arriscar. O principal objetivo dele é sem dúvida impedir que o seu ex aprendiz, Darren Cross, consiga replicar a fórmula de encolhimento e a use de maneira errada.
É, sem dúvida, um filme diferente dos restantes da Marvel, entra mais na onda de um filme humorístico e é bem conseguido. Surpreende pelas imagens espetaculares que nos são apresentadas e pela ligação que é feita entre a ação que se passa quando o protagonista está diminuído e quando se encontra com o seu tamanho normal. Acabando também esta parte por ser engraçada quando, por exemplo, num confronto entre Scott e o vilão da história, no quarto da filha do protagonista, estes decidem encolher para combaterem e vão ter aos brinquedos da pequena. Quando esta ação é mostrada aos olhos da miúda acaba por ter muita graça visto que só se vêm os brinquedos a cair normalmente e a mexerem-se ligeiramente.
A maioria dos personagens executa muito bem o seu papel. É de destacar Michael Peña que nos apresenta uma interpretação incrível sendo, sem dúvida, muito engraçado na maioria das suas intervenções. A menina que faz de filha de Scott também se saiu muito bem, tem uma imagem muito querida e acredita sempre que o seu pai não é um vilão, mas sim um herói! Quanto à banda sonora, penso que é coerente tendo em conta os diferentes momentos que vão decorrendo.
No geral, trata-se de um filme divertido e que marca pela diferença. Faz-nos ver a realidade através de uma outra perspetiva, uma das caraterísticas que o torna muito interessante.
Título original: Ant-Man
Realização: Peyton Reed
Argumento: Edgar Wright, Joe Cornish
Elenco: Paul Rudd, Michael Douglas, Evangeline Lilly
EUA
2015