Alojamento e nova sede da AAUM em Braga foram alguns dos temas abordados no discurso de tomada de posse dos orgãos de governo para o ano 2019.

O presidente da Associação Académica da Universidade do Minho defende que é preciso “pensar a política do Ensino Superior”. Na tomada de posse dos órgãos de governo da AAUM, Nuno Reis advogou o atual estado do Ensino Superior, defendendo que estudar é um direito de todos os jovens. A cerimónia ocorreu esta sexta-feira no Salão Medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga.

O aluno do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial demonstra o desagrado face à AAUM continuar sem local para a nova sede, pretendendo que seja um espaço inovador para o estudo com o objetivo de “aumentar progressivamente a qualidade da representação estudantil”. Nuno Reis espera que o problema seja resolvido e que a AAUM, antes do próximo ano letivo, encontre um local para a sua sede, já que considera as instalações atuais, na Rua D. Pedro V, inadequadas.

Cátia Barros/ComUM

Em jeito de balanço do anterior mandato, o estudante de Engenharia e Gestão Industrial lembrou o trabalho feito na construção de hipóteses para o alojamento, bem como o congelamento do valor das propinas e a não subida do preço das senhas. O presidente fez, ainda, referência aos “novos recordes de participação em todas as atividades do departamento de saídas profissionais e empreendedorismo” e enalteceu igualmente o apoio que é dado “de um modo ativo ao desporto e à cultura”.

No discurso de tomada de posse dos órgãos sociais da AAUM, Nuno Reis lembrou ainda a sua anterior equipa, agradecendo por todo o trabalho, ajuda e por “terem dito sim quando era mais fácil dizer não”. Quanto à nova equipa, o aluno salientou a confiança que tem no projeto para continuar a marcar uma diferença positiva. “Queremos continuar a transformar, queremos ser a mudança que desejamos para a academia e para o Ensino Superior”, disse o presidente.

Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, congratulou os novos representantes dos órgãos de governo da AAUM, agradecendo pela “disponibilidade para servir os estudantes e a própria universidade”. Salientou ainda que pretende reforçar a ligação entre a equipa reitoral da Universidade e a associação que representa os alunos.

Na cerimónia estiverem presentes inúmeros estudantes, organizações afiliadas com a academia e com a associação. O evento contou, também, com a participação do Coro Académico da Universidade do Minho.