Pela oitava vez, os trabalhos dos alunos de Ciências da Comunicação são selecionados para representar a Universidade do Minho no festival.

Sete filmes realizados por estudantes de Comunicação da Universidade do Minho foram escolhidos para representar a academia minhota na 39º Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto. O festival arranca a 19 de fevereiro e termina a 3 de março no Teatro Rivolli.

“Prémio Cinema Português – Universidades e Escolas de Cinema” é a categoria na qual as películas dos alunos foram selecionadas. A mesma pretende incentivar a produção nacional, assim como a promoção da nova geração do cinema português.

Em concurso estão “O som dos sineiros”, de Vanessa Cortez e Isabella Masiero; “[Awaken]”, de Cristiano Maciel, Diogo Bastos, Joana Soares e Rita Almeida; “Mergulho No Cávado”, de Ana Maria Dinis, Filipa Castro Gomes, Inês Lopes e Mónica Sampaio; “Castigo Da Idade”, de Cátia Moura, Lara Varanda, Mariana Duarte, Sara Cunha e Vanda Elias; “Shinigami”, de Diana Alves, Inês Paredes, Márcia Fernandes, Marta Fernandes e Susana Nevada; “Ruas”, de Cristiano Maciel, Diogo Rodrigues e Francisco Sousa; e “Vítima Das Circunstâncias”, de Sofia Summavielle.

Na mesma categoria concorrem 39 filmes de oito escolas diferentes, entre as quais: Universidade do Minho, Universidade da Beira Interior, Universidade Católica do Porto, Universidade da Beira Interior, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola Técnica de Imagem e Comunicação de Lisboa, Escola Superior Artística do Porto, Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto e o Instituto Português de Fotografia.

Algumas das películas dos alunos de Ciências da Comunicação foram já exibidas no Curtas CC, no 16º BragaCine – onde o Instituto de Ciências Sociais foi distinguido, pelo segundo ano consecutivo, como “Melhor Escola de Cinema” – e nomeadas para os Prémios Sophia.

Esta é a oitava vez que os filmes dos estudantes minhotos são levados ao festival. O trabalho “O Caminho de Santiago do Alto Minho” do docente Martin Dale está também selecionado para o Fantasporto na categoria “Prémio Cinema Português – Melhor Filme”.