Falta de eficácia dos vimaranenses ditou a eliminação frente ao SL Benfica. As duas equipas voltam a encontrar-se na próxima sexta-feira.
Numa terça-feira dedicada à Taça de Portugal, o Vitória SC recebeu o SL Benfica no Estádio D. Afonso Henriques. Apesar de os da casa terem tido boas oportunidades, a partida terminou com a derrota dos vimaranenses pela margem mínima (0-1) e consequente eliminação da Taça de Portugal.
Nos primeiros minutos de jogo foi sentido o caudal ofensivo do SL Benfica, mas Miguel Silva conseguiu adiar o golo dos encarnados ao efetuar duas defesas de grande nível. Apesar disso, os visitantes acabaram por chegar ao golo à passagem do minuto 15. João Félix colocou a equipa encarnada em vantagem no encontro, após uma boa receção na sequência de um passe de Rúben Dias.
O Vitória SC “acordou” após o tento dos visitantes, acabou por ter mais oportunidades e até chegou com perigo à baliza de Svilar, com Alexandre Guedes a ser o protagonista de duas oportunidades, aos 19 e 21 minutos. Os vimaranenses aproveitaram, no resto da primeira metade, para explorar, na sua maioria, os flancos e os erros a meio campo do SL Benfica, que não estava a ser eficaz no capítulo do passe. Os jogadores recolheram aos balneários após um minuto de compensação dado pelo árbitro Hugo Miguel, demonstrando a fluidez da primeira parte do encontro, onde apenas se parou para assistir um jogador do Vitória SC.
No decorrer dos primeiros minutos da segunda parte, o jogo foi mais disputado a meio campo, com poucas oportunidades de parte a parte. Ainda assim, as bancadas do D. Afonso Henriques fizeram jus à tão famosa “festa da taça”, proporcionando um ambiente incrível.
Num bom momento dos vimaranenses, o treinador Luís Castro apostou numa dupla substituição, onde “refrescou” o seu meio campo. Saíram Matheus Oliveira e Ola John para a entrada de João Carlos Teixeira e Hélder Ferreira. Mais tarde, mantendo o critério, o treinador do Vitória SC retirou Joeph Amoah, um dos melhores jogadores em campo, e apostou todas as suas fichas no avançado Óscar Estupiñan.
Na procura do erro do SL Benfica, a equipa da casa subiu as linhas e tomou conta da partida. Criando muitos ataques e chegando com perigo à baliza adversária, o conjunto da cidade berço procurou levar o jogo para prolongamento e, em consequência, a passagem às meias-finais da Taça de Portugal.
O ambiente aqueceu nos últimos dez minutos, com alguns conflitos entre as duas formações a obrigarem a partida a ser interrompida por diversas vezes. A placa do tempo de compensação marcou mais quatro minutos para se jogar em Guimarães, no tudo ou nada para a equipa da casa. Hélder Ferreira cruzou, após uma bela jogada individual, mas Mile Svilar agarrou e manteve a vantagem para o SL Benfica. A vantagem mínima dos encarnados manteve-se até ao final, terminando com o sonho dos vimaranenses na prova rainha do futebol português.
O próximo jogo do Vitória SC é novamente contra o SL Benfica, mas desta feita para o campeonato, onde se espera uma partida completamente distinta. O encontro está marcado para sexta-feira, dia 18 de janeiro, às 21h15.