Tozé foi o protagonista do encontro. Deu a vitória aos vimaranenses ao concretizar uma grande penalidade e deixou a equipa reduzida a dez jogadores aos 70 minutos.
O Vitória SC recebeu, esta sexta-feira, o Moreirense. Num jogo a contar para a 17ª jornada da Liga NOS, o historial manteve-se e a formação de Ivo Vieira voltou a não vencer, para a competição, no Estádio D. Afonso Henriques.
Entrou melhor a formação da casa, que deu o primeiro aviso aos 11 minutos. Tozé disparou à entrada da área e o guardião dos cónegos brilhou para evitar o golo. Os visitantes responderam aos 32 minutos, levando a bola à barra na sequência de um pontapé de canto batido por Arsénio. A formação da casa vincava a vontade de abrir o marcador, fazendo com que os Cónegos assumissem uma postura mais sustida.
Uma primeira parte caraterizada por um Vitória SC que criou mais investidas, mas sem oportunidades de golo. Por outro lado, o Moreirense bloqueou as investidas adversárias, mas sem grande criatividade a construir ocasiões de perigo.
O segundo tempo assumiu um cenário diferente. Se na primeira metade vimos um Vitória SC mais criativo e um Moreirense mais defensivo, nesta segunda bastaram apenas 15 segundos para se adivinhar uma mudança no espetáculo. Mão na bola de Fábio Pacheco no interior da área ditou grande penalidade a favor dos vitorianos. Tozé não desperdiçou, converteu o penálti e inaugurou o marcador. Estava feito o 1-0 para a formação de Luís Castro.
Em desvantagem, o Moreirense viu-se obrigado a ser mais interventivo ofensivamente, equilibrando, por isso, o jogo. Esta foi a melhor fase do encontro, uma vez que se a formação de Ivo Vieira queria ter algo a dizer no placard, o grupo de Guimarães procurava aumentar a vantagem. Desta forma, a aproximação a ambas as balizas foi mais incisiva neste período. Apesar do equilíbrio, faltou eficácia às duas equipas.
No minuto 70, Tozé foi expulso por uma falta dura sobre Pedro Nuno, considerou o árbitro, Carlos Xistra. Em inferioridade numérica, o Vitória SC, nos últimos vinte minutos, viu-se obrigado a gerir o resultado. Nesta fase, foi vincada a superioridade da equipa verde e branca, que se chegou mais à frente. No entanto, sem causar perigo, à exceção de um lance de Heriberto, aos 90 minutos, que apareceu solto na área, mas com um remate a sair muito “torto”.
Com este resultado, os vitorianos colocaram um ponto final na série de quatro vitórias consecutivas da formação de Moreira de Cónegos. E, por sua vez, regressaram aos triunfos, depois de duas derrotas consecutivas. Assim, as duas formações encontram-se em igualde numérica na tabela classificativa, esperando pelo desempenho do Belenenses SAD.
A formação de Luís Castro reocupa o quinto posto, já a de Ivo Vieira assume a sexta posição. Na próxima jornada, o Vitória SC vai medir forças com o SL Benfica, já o Moreirense visita o Sporting CP. Contudo, os vitorianos enfrentam o SL Benfica para a Taça de Portugal Placard. O jogo é na próxima terça-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, às 20h45.