O orçamento para o presente ano, a atribuição de um prémio de mérito científico e o reconhecimento de novos marcos da instituição marcaram o decorrer da sessão.
A cerimónia de celebração dos 45 anos da Universidade do Minho teve lugar esta segunda-feira no Salão Medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga. Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, encara o futuro com um desafio em mente: uma academia mais eficiente.
No discurso, o reitor destacou as dificuldades a nível financeiro, mas é com um voto de resiliência que se prepara para o futuro: “A Universidade nunca teve uma vida fácil, mas estou confiante que irá encontrar o caminho certo para se manter como uma entidade relevante”.
Orçamento para 2019: o maior de sempre
150 milhões de euros têm destino marcado para o próximo ano da UMinho. Na avaliação apreciativa do orçamento, o reitor repara que cerca de 75% desse valor se destina aos compromissos salariais com recursos humanos permanentes. Equipara o orçamento de estado às receitas provenientes de investigação e desenvolvimento (I&D). Estas têm “praticamente o mesmo peso que as transferências do Estado”, explica o Rui Vieira de Castro.
Investigação & Desenvolvimento: novos objetivos
Visando a contratação de 150 doutorados no âmbito de projetos de investigação, a UMinho prepara-se para o futuro. À luz do presente orçamento, tal mostrar-se-á como um desafio, mas uma das novas metas definidas é o desenvolvimento das áreas de investigação, interação social e internacionalização.
Relativamente à parceria com a BOSCH, Vieira de Castro confessa que a colaboração caminha para o sucesso e denota ainda a elevada importância das parcerias entre a academia e as empresas. Com elas, espera-se o aumento das possibilidades de empregos qualificados para os alunos da UMinho.
2018 em resumo
Em menção ao número de publicações elaboradas pela comunidade académica minhota, em 2018, Rui Vieira de Castro mostrou-se orgulhoso. No passado ano, foram publicados 1865 artigos em revista, 457 artigos em atas de conferência e 124 capítulos de livros. Quase 260 projetos de investigação foram aprovados, símbolo de sucesso na captação de financiamentos que ultrapassam os 43,5 milhões de euros.
Novo marco para a comunidade: mais de 19000 estudantes
Entre outras vitórias, a Universidade do Minho comemora a marca dos 19 mil estudantes. Aliado a isto, é também com entusiasmo que se olha para os mais de 2 mil alunos estrangeiros, oriundos de 80 países, que tornam a academia minhota a instituição portuguesa vencedora na captação de maior financiamento no Programa Erasmus+.
AAUM: a necessidade de uma nova sede
Nuno Reis enfatizou a necessidade de uma nova sede para a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), processo que se prolonga há 17 anos. Mesmo com opiniões contraditórias por parte do Governo, o presidente da academia minhota lembrou ainda a promessa de um ensino superior tendencialmente gratuito, não poupando críticas ao Estado que estagnou o investimento neste setor há mais de 10 anos.
Prémio Mérito Científico para Leandro Almeida
O professor catedrático de Psicologia da Educação, no Instituto de Educação da UMinho, Leandro Almeida, foi galardoado com o Prémio Mérito Científico.
A atribuição do prémio foi marcada por fortes emoções e retrospetivas que conduziram todo o seu discurso, em forma de agradecer o reconhecimento perante toda a comunidade académica.