Braga Comédia trouxe vários humoristas de renome nacional à cidade. As receitas reverteram a favor da CERCI.
António Raminhos, Alexandre Santos, Luís Filipe Borges, Vasco Correia e Jel deram, na passada noite de domingo, anos de vida a um público diverso (é que rir dá anos de vida, aparentemente) e a receita da boa disposição reverteu a favor da CERCI Braga.
António Raminhos foi o primeiro a subir ao palco do Altice Fórum Braga. Ou, a bem dizer, a entrar e a reentrar: o humorista deu início à performance, pedindo ao público uma ovação de especial entusiasmo, e saiu do palco, regressando e recebendo a pedida receção. Raminhos satirizou vários aspetos do Carnaval em Portugal, como por exemplo a desadequação de certas festas portuguesas ao clima do país na sua tentativa de imitar o carnaval do Rio.
Depois, alongou-se ainda sobre o tema da Eurovisão, focando-se em dois pontos cruciais: a música de Conan Osíris candidata ao Festival e o facto de que a “Atirei o pau ao gato” se encaixar em qualquer ritmo.
De seguida apareceu Jel, cuja performance foi como uma cantiga de maldizer da atualidade. O humorista falou da violência doméstica, dos abusos sexuais perpetuados no seio da Igreja Católica e de como é fácil mentir através das redes sociais.
Luís Filipe Borges também tocou em alguns assuntos pertinentes, como a utilização do Instagram e a situação política atual da Venezuela. Mas a sua performance foi também marcada por temáticas bem mais leves, como as diferenças entre os públicos dos espetáculos conforme a zona do país: segundo o humorista, quanto mais para norte, melhores os públicos.
Já Vasco Correia focou-se na dinâmica dos casais heterossexuais e nas diferenças entre homens e mulheres, abordando, inclusive, o feminismo, ao que acrescentou que, se as mulheres tiveram de se subjugar aos homens durante tantos séculos, achava muito bem que elas se revoltassem. Valeu-lhe uma ovação por parte da plateia.
Foi Alexandre Santos, com o seu jeito nortenho, que fechou a noite. O humorista falou da sua participação em “Late Night Secret” e explicou, por entre gargalhadas, o motivo pelo qual foi expulso do programa. Além disso, falou das inconveniências de ser famoso e revelou ser hipocondríaco, partilhando histórias engraçadas.
Ficam anos de vida ganhos e mais uma noite de humor, mas fica, sobretudo, o contributo a favor da solidariedade.