Com mais de 59 mil votos, Braga ultrapassou o número de votos do Porto e de Lisboa nas edições que foram vencedores.
A cidade de Braga ficou em segundo lugar na competição “European Best Destinations 2019”. À frente do município português, Budapeste ficou com mais 3 mil votos. A capital do Minho era a única candidata nacional.
A décima edição contou com mais de 515 mil votos, em pouco menos de um mês, vindos de 153 países. Bracara Augusta contou com 59 mil. Os viajantes sobretudo de origem brasileira e britânica foram os que votaram em maior número. A organização do concurso comprometeu-se à criação de conteúdos promocionais e ao aumento da visibilidade dos dois destinos mais votados.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, revela que este resultado é “a prova inquestionável da afirmação internacional da marca Braga”. Prevê, igualmente, que os milhões de viajantes que visitam o site do concurso tomem a cidade como um destino obrigatório, o que trará vantagens para o Turismo e para a economia local nos próximos anos.
Frequentemente lembrada pelo cunho religioso, a “cidade dos arcebispos” aparece ligada ao Santuário do Bom Jesus e às vistas deslumbrantes, mas foi através da popularidade onlineque a sua nomeação se concretizou. Apesar de Budapeste, a capital húngara, vencer a competição, com pouco mais de três mil votos, Braga arrecada mais uma nomeação às anteriores – Cidade Europeia do Desporto e UNESCO Creative City for Media Arts, em 2018 e European Youth Capital em 2012.
À frente de cidades como Atenas, Genebra e Florença, Braga conquista o top 3 da competição. A cidade minhota ultrapassou também Porto e Lisboa, primeiros lugares em edições anteriores.