Fernando Pimenta, também nomeado, não venceu na sua categoria, mas foi homenageado na gala pelas conquistas do ano transato.
Mariana Machado, na categoria de “Jovem Promessa do Ano” e Hélio Lucas, na categoria de “Treinador do Ano”, foram galardoados na 23ª Gala do Desporto em Portugal, realizada na quarta-feira, no Casino Estoril.
Na categoria “Jovem Promessa do Ano” a grande vencedora foi Mariana Machado, atleta do SC Braga. Com ela estavam nomeados Sandro Patrício Baessa, Jota, Beatriz Ramos e Alexandre Montez.
Paulo Barrigada, Gabriel Mendes, Rui Filipe Alecrim e Jorge Braz eram os oponentes de Hélio Lucas, treinador de canoagem, na categoria de “Treinador do Ano”.
O tenista João Sousa e Fernando Pimenta perderam o prémio de “Atleta Masculino do Ano” para Miguel Oliveira. O piloto deixou ainda para trás Ivo Oliveira e Nelson Évora. Apesar de não ter vencido, o canoísta minhoto foi, no entanto, distinguido pelo título de Campeão da Europa de K1 1000m e pelo título de Campeão do Mundo de K1 1000m e de K1 5000m.
Na noite em que se homenageia e premeia os melhores do desporto português, receberam ainda medalha de ouro o K2 feminino na categoria “Equipa do Ano” e Inês Henriques como “Atleta Feminina do Ano”.
Antes das atribuições dos prémios, Tarantini recebeu o galardão de ética desportiva. O jogador foi distinguido por impulsionar a educação e a ética no desporto e pelo seu projeto “a minha causa”.