Prémio de 15 mil euros vai permitir estudar o cérebro humano e compreender alterações encontradas em doentes psiquiátricos.

A investigadora da Universidade do Minho, Joana Cabral, venceu a Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência. Ao juntar a matemática com a neurologia, a cientista pretende apresentar o mapa do cérebro humano para representar as redes funcionais deste órgão num modelo teórico unificador.

Na sua investigação vai recorrer a modelos matemáticos capazes de certificar os padrões da atividade cerebral, bem como as próprias estruturas e ligações nervosas do cérebro. Assim, Joana Cabral tenciona compreender de que forma as alterações nas redes funcionais podem ser essenciais na compreensão de doenças neurológicas e psiquiátricas.

O prémio, no valor de 15 mil euros, é atribuído pela L’Oréal Portugal, pela Comissão Nacional da UNESCO e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Além disso, pretende incentivar investigadoras portuguesas, doutoradas e até aos 35 anos, a prosseguirem estudos originais e relevantes na área da saúde e do ambiente.

A 15ª edição da Medalha de Honra L’Oréal Portugal premiou ainda Diana Madeira, da Universidade de Aveiro, Joana Caldeira, da Universidade do Porto e Patrícia Costa Reis, da Universidade de Lisboa. O galardão pretende contribuir para o aumento do número de mulheres cientistas a nível mundial, que continua abaixo dos 30%.

Joana Cabral é investigadora no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde e na Escola de Medicina da UMinho, sendo que também participa noutros projetos internacionais