I Jornadas de Educação Básica apresentam-se com o tema “Um amanhã incerto com certezas concretas”.
O Núcleo de Estudantes de Educação Básica da Universidade do Minho (NEEBUM) realiza pela primeira vez as Jornadas de Educação Básica, na próxima terça-feira, dia 19 de fevereiro. Para a presidente do núcleo, Maria Filipa Silva, o objetivo das jornadas passa por “oferecer aos estudantes uma nova experiência de crescimento académico, profissional e pessoal”.
Sob o mote “Um amanhã incerto com certezas concretas”, Maria Filipa Silva reconhece as dificuldades da profissão: “queríamos dar uma motivação aos nossos alunos para não sentirem que estão a fazer o curso só por fazer”. Com as várias atividades das jornadas, os estudantes podem perceber que existem “outras especialidades para além da carreira de professor”, acrescenta.
Apesar de no último ano a ideia de realizar as primeiras Jornadas de Educação Básica ter surgido, só neste mandato é que se tornou concretizável. “O grande marco do nosso mandato são as jornadas”, afirma Maria Filipa Silva. A presidente do NEEBUM considera fundamental o apoio que obteve do diretor da licenciatura e assegura que o objetivo é “dar continuidade a este grande evento”.
Considerando que “esta foi a altura certa” para a criação das Jornadas, o núcleo espera uma grande adesão por parte dos alunos do curso. “As jornadas são gratuitas para os alunos da licenciatura e dos mestrados e, provavelmente, vamos exceder a capacidade do auditório”.
Com as expectativas elevadas, a presidente confessa que para o ano a meta será alargar o evento para dois dias. Além disso, refere a importância desta primeira edição para outras universidades que tenham a licenciatura de Educação Básica e possam, também, criar as suas jornadas.