Em celebração do 45.º aniversário da Universidade do Minho, a Orquestra da academia atuou esta sexta-feira num concerto especial destinado a esta data festiva.

O Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho abriu as portas, esta sexta-feira, para a Gala de Ópera, um momento musical que deixou o espaço completamente lotado. De maneira a homenagear o aniversário da academia, a Orquestra da Universidade do Minho organizou um concerto pensado ao pormenor.

Dirigido pelo maestro José Maria Moreno, o grupo formado pelo Coro de Alunos da Licenciatura em Música presenteou o público com um reportório assente na música clássica. “Infernal Galop”, “L’amour est un oiseau rebelle”, “Belle Nuit” e “Duo de fleurs” foram alguns dos temas que ecoaram no Salão Medieval.

Num espaço onde a acústica se fazia sentir de uma ponta à outra, a sonoridade e harmonia dos instrumentos em uníssono não passou despercebida. Afinação e rigor foram outros dois aspetos que marcaram a cerimónia de honra à Universidade do Minho.

Juntamente com o instrumental em sintonia, duas vozes femininas de sopranos contribuíram para que a atenção fosse mantida de princípio a fim, gerando-se um silêncio notável do lado do público que observava.

Durante uma hora e sem lugar para pausas, a plateia reconheceu o espetáculo levantando-se das cadeiras com aplausos progressivos.

As celebrações continuam este sábado, com destino marcado para o Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.