O número um nacional perdeu novo encontro de singulares. Foi a terceira partida jogada pelo vimaranense em menos de 24 horas.
João Sousa foi este sábado derrotado pelo cazaque Mikhail Kukushkin, em dois sets, numa partida que ditou o fecho da eliminatória da Taça Davis a favor do Cazaquistão. O número um nacional cedeu pelos parciais de 4-6 e 1-6 e os cazaques festejaram em casa o apuramento para a fase final da competição.
O sábado até começou da melhor maneira para as cores lusas, com Sousa e Gastão Elias a vencerem o encontro de pares e a adiarem a decisão do vencedor da eliminatória durante mais algum tempo. O melhor cotado no ranking mundial da equipa portuguesa regressou de seguida ao court para defrontar Mikhail Kukushkin, número 55 mundial e consequentemente o número um cazaque.
Numa partida onde Sousa não esteve ao seu melhor nível no capítulo do serviço, o tenista da casa conseguiu o primeiro break do encontro à passagem do terceiro jogo. A resposta portuguesa foi, no entanto, imediata e o tenista natural de Guimarães devolveu a quebra de serviço. Na fase mais animada do encontro, Kukushkin alcançou novo break a seu favor e, desta vez, Sousa não voltou a ter a oportunidade de recuperar a desvantagem.
Com excelentes percentagens no capítulo do primeiro serviço – colocou 72% das primeiras bolas -, o tenista do Cazaquistão foi controlando praticamente toda a partida. Por sua vez, João Sousa foi sempre revelando dificuldades em fechar os seus jogos de serviço e, no segundo set, acabou mesmo por ser “atropelado” pelo seu adversário.
Com três jogos e duas derrotas em menos de 24 horas, João Sousa encerra assim mais uma participação na Taça Davis ao serviço da seleção nacional. A equipa lusa, capitaneada por Rui Machado, estava obrigada a vencer os três jogos deste sábado para carimbar o passaporte para Madrid. Porém, o desfecho não foi favorável às cores nacionais e vão ser os cazaques a disputar a fase final da competição na cidade espanhola.