O evento decorrido na sexta-feira à noite foi organizado pelo Triciclo, um programa de eventos musicais em Barcelos.

Os Wrekmeister Harmonies atuaram no Teatro Gil Vicente, em Barcelos, na passada noite de sexta-feira. Os artistas provenientes dos Estados Unidos deram um concerto para apresentar o seu mais recente álbum, “The Alone Rush”, lançado em abril de 2018.

Os músicos subiram ao palco perante um recinto recheado de espectadores. A música de J.R. Robinson e Esther Shaw caraterizou-se por uma sonoridade sombria e lúgubre, envolta num ritmo lento. Os vocais foram sobretudo de Robinson, que acompanharam o uso constante do teclado, enquanto Shaw tocou o violino. A artista também recorreu a uma cítara e a um pequeno sino, dois instrumentos de tradição chinesa, que influíram a melodia numa ambiência oriental.

As músicas tocadas pelo duo, bem como o álbum de que provieram, representam uma transição de melodias mais elaboradas e preenchidas para uma arte mais simples, com um destaque para os vocais. A obra resulta de um período mais recluso e introspetivo do par, por ocasião de tragédias pessoais. As letras das canções refletem sentimentos associados à morte e à perda, à dor e ao luto.

O espetáculo decorreu num conceito de blackbox, em que os lugares habituais do recinto não foram utilizados. Em vez disso, o público subiu ao palco para assistir, a pé, a um concerto que ocorreu por detrás das cortinas fechadas.

O concerto decorreu durante cerca de uma hora e terminou no tom suave com que começou. Os artistas foram aplaudidos e agradeceram a presença do público.