Atualmente, fazer uma viagem de comboio entre as duas cidades demora cerca de uma hora e meia.

Os deputados do Partido Comunista Português (PCP) João Oliveira, Bruno Dias, Carla Cruz e João Dias, e o eurodeputado João Ferreira estiveram na passada terça-feira na estação de comboios de Braga. A ação teve como objetivo apresentar a proposta para a criação de uma ligação férrea direta entre Braga e Guimarães.

Apesar de as duas cidades estarem separadas por 22 quilómetros de distância, as pessoas que têm de fazer este percurso diariamente nos transportes públicos demoram, em média, uma hora e meia. Além disso, vêem-se sujeitos a um transbordo obrigatório na estação de Lousado, em Vila Nova de Famalicão.

Neste sentido, João Oliveira, presidente do grupo parlamentar do PCP, considera que esta situação é “insustentável” e merece ser resolvida “o mais depressa possível”. Para isso, os comunistas esperam contar com a sensibilidade do titular da pasta das infraestruturas no Governo, o recém-empossado ministro Pedro Nuno Santos.

Com dois polos universitários a ligar as cidades, uma forte componente industrial, viagens com custos acrescidos nas autoestradas e constrangimentos na Estrada Nacional, João Oliveira acredita que a medida “teria benefícios enormíssimos do ponto de vista da vida das populações, nas questões da mobilidade e ambientais”.

No entanto, ainda não há custos calculados nem previsão temporal para a construção da ligação ferroviária, que segundo o líder da bancada parlamentar do PCP, é um dos “exemplos evidentes” do investimento a fazer na ferrovia em Portugal.

João Oliveira assegura ainda que esta proposta “não se desliga das medidas consideradas em relação ao programa de apoio à redução tarifária, nas suas várias dimensões, quer de alargamento da rede, quer de redução das tarifas propriamente ditas”.

O Partido Comunista realçou ainda que “o investimento nos transportes públicos é decisivo para o desenvolvimento do país, melhores condições de vida e condições de progresso”. O assunto foi discutido nas Jornadas Parlamentares do partido, que terminaram na terça-feira, em Braga.