O evento decorrido no sábado à noite foi organizado pelo Triciclo, um programa de eventos musicais em Barcelos.
O coletivo experimental HHY & The Macumbas atuou no Teatro Gil Vicente, em Barcelos, na passada noite de sábado. O concerto realizou-se na senda do seu segundo álbum “Beheaded Totem”, lançado no final do ano passado.
O clima frio e a chuva não afastaram o público, que ocupou grande parte dos lugares disponíveis no pequeno teatro. Os artistas da cena alternativa portuense preencheram o palco perante variados instrumentos de eletrónica e percussão, bem como uma trompete.
Um dos elementos colocou-se de costas para o público com uma máscara vermelha na parte de trás da cabeça, movendo-se de um modo ululante ao longo da sessão. Ao seu lado, outro elemento afastava-se do seu pequeno instrumento de percussão eletrónica para dançar em movimentos associados à subcultura metal e ao tribalismo africano. A energia e o dinamismo do grupo mantiveram-se até ao fim do espetáculo, que decorreu por mais de uma hora.
A melodia foi sobretudo de um ritmo suave, com algumas oscilações no tempo. A música rítmica fundiu-se com o jazz, bem como com laivos de música tribal africana. A performance foi conduzida pelos elementos de percussão, incorporados por uma ambiência proveniente do trompete e das componentes eletrónicas. A atuação decorreu em modo contínuo por mais de quarenta minutos, com uma breve pausa antes de uma nova intervenção alongada.
Rafael, um dos espectadores presentes, disse que gostou do concerto. “No geral, acho que foi bom, senti que houve ali algo de fantasmagórico”, comentou. No final do concerto, o público ovacionou o ensemble e ficou a desejar por mais.