Investimento ronda os 10 milhões de euros e conta com uma comparticipação do Fundo de Coesão de 3,6 milhões de euros.

O Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) aprovou, esta segunda-feira, a candidatura dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) para a renovação da sua frota de autocarros. Assim, a empresa terá 32 novos autocarros mais eficazes e amigos do ambiente.

A candidatura, que esperava autorização desde outubro de 2018, corresponde ao 2º aviso do programa para a obtenção de viaturas eficientes e sustentáveis. Com esta medida, a empresa pretende cooperar na descarbonização da cidade.

O investimento de cerca de 10 milhões de euros terá uma comparticipação de aproximadamente 3,6 milhões de euros, do Fundo de Coesão. Em comunicado, a Câmara de Braga afirma que pretende garantir “os melhores níveis de sustentabilidade e performance ambiental dos serviços prestados no transporte coletivo de passageiros em Braga”.

Para além disto, está previsto na candidatura um investimento em infraestruturas. Particularmente, a instalação de estações de abastecimento de GNC (gás natural comprimido) e de novos postos para carregamento de viaturas elétricas.

“No fundo é a renovação da nossa frota que está em causa: são mais 32 autocarros, 7 elétricos e 25 a gás natural, mais a estação de enchimento de apoio ao gás natural e mais sete carregadores elétricos”, afirma Teotónio Santos, administrador dos TUB, em declarações à RUM.

O POSEUR subsidia o diferencial entre o preço de um carro normal a diesel e o valor de um veículo elétrico e as viaturas a gás natural. O cofinanciamento dos sete autocarros elétricos correspondeu a uma taxa de cofinanciamento 76,82%, já o custo referente aos 25 autocarros de GNC, bem como dos restantes investimentos correspondeu a uma taxa de cofinanciamento de 85%.