Durante as comemorações, foi também publicado o livro “Abrir ´o Paço´à Cidade”, de Maria Manuel Oliveira.

No âmbito das celebrações do aniversário da Universidade do Minho (UM), realizadas durante a tarde de hoje, foi apresentada a mais recente aposta da academia minhota: a UMinho Editora. O projeto apresenta serviços de edição de livros, publicação de revistas e suporte editorial.

A editora tem como principal objetivo publicar obras não só para alunos e professores do ensino superior, como também para o público em geral. Segundo declarações da UM, as pessoas podem contar com “textos de elevada qualidade cientifico-pedagógica e obras de divulgação científica, artística e cultural”.

Esta nova aposta da instituição “pauta-se pelos referenciais da ciência em acesso aberto e pelos desígnios da sustentabilidade ambiental”. Assim, inicialmente, a aposta da editora é na edição digital e na impressão em papel reciclado. A UMinho Editora possui uma plataforma própria para a publicação de revistas científicas ou culturais editadas por unidades orgânicas da UM.

O lançamento deste projeto era um desejo que há muito a Universidade ambicionava. Agora, a instituição passa a deter “um novo instrumento de promoção e difusão da produção científica e cultural, prosseguindo e alargando a sua experiência consolidada nos últimos 15 anos”.

Ainda esta tarde, Maria Manuel Oliveira apresentou a obra “Abrir ´o Paço` à Cidade”. O livro retrata o projeto de requalificação do antigo Paço Arquiepiscopal de Braga, que alberga a Reitoria da UMinho e outros órgãos e serviços desta mesma instituição. O primeiro livro publicado na plataforma teve uma edição conjunta com o Laboratório de Paisagens, Património e Território.