Uxía fecha o programa convergências entre Portugal e a Galiza, com um concerto na Sala Principal do Teatro Circo.

Na passada noite de sábado, com o objetivo de celebrar a amizade e o carinho nutrido entre Portugal e a Galiza, Uxía convidou Celina da Piedade para a acompanhar no concerto e cantar com ela. Celina é alentejana, considerando-se já “galentejana”.

O concerto que encerrou o programa Convergências, que ocorreu, em simultâneo, em Braga e em Santiago de Compostela, teve como ponto fulcral prestar tributo a Zeca Afonso. Para tal, Uxía entoou temas como “Menino do Bairro Negro”, “Achega-te a Mim, Maruxa”, e para terminar, “Somos Filhos da Madrugada”.

Uxía falou com o público maioritariamente em português, apesar do seu sotaque galego. A cantora mostrou-se completamente entregue à musica e quis que todo o público também se sentisse como ela. Com esse fim em mente, Uxía pediu ao público que cantasse com ela e batesse palmas ao ritmo das canções, enchendo assim a sala principal do Theatro Circo com a alegria ritmada que celebra a comunhão do registo fadista e o latino.

Entre canções interpretadas, a cantora justificou a escolha feita e o que a trouxe a este evento. Entre todos os esclarecimentos prestados, Uxía revelou imensas vezes que a razão pela qual trazia certas canções é porque acredita num mundo mais tolerante, com mais claridade e não tão escuro e pesado, uma sociedade mais justa, vigorando as mulheres e apelando à igualdade.

Com Celina da Piedade, cantou canções como “Pera Verde”, explicando que se trata de um tema que fora cantado no Alentejo, há 60 anos, nos bailes, e “Gotinha de Água” que é considerado o hino da região alentejana. Uxía aproveitou a ocasião para divulgar a poesia através da música e apelar assim a todos os galegos, principalmente aos emigrantes, com uma canção que se iniciava com o verso “uma noite na eira do trigo”. Esta canção foi entoada pela cantora, acompanhada apenas pela harpa clássica.

Foi desta forma e com convidados especiais como Celina da Piedade e Raquel Dominguez, irmã de Uxía que tocou gaita de foles, que se encerrou o programa de convergências Portugal Galiza, com uma bonita homenagem a Zeca Afonso e o reforço dos temas mais importantes da atualidade, através da música.