Vice é biográfico e verídico, “ou pelo menos o mais verídico possível, pois Dick Cheney foi um líder muito reservado” nas palavras do realizador Adam McKay. O filme é um dos candidatos ao Óscar de Melhor Filme, estando igualmente indicado para outras sete categorias.

vice

Tal como Adam McKay esclarece, Vice conta a história de Cheney (Christian Bale) até chegar ao poder, bem como todos os obstáculos que ultrapassou a partir daí. Enquanto jovem, o personagem estava perdido, sem objetivos de vida e sem nada que o motivasse a seguir em frente. Foi a ameaça de separação da namorada, Lynne (Amy Adams), que o fez mudar e terminar o curso.

O primeiro contacto de Dick Cheney com a política foi com Donald Rumsfeld (Steve Carell), um empresário e político muito, carismático, pode dizer-se. Após trabalhar durante algum tempo com Rumsfeld, o protagonista começou a ascender políticamente, até chegar ao cargo de vice-presidente dos Estados Unidos da América. Trabalhou então ao lado de George W. Bush (Sam Rockwell), ou como gostam de o chamar, “o Bush filho”.

vice

Apesar de ter um cargo que é considerado muito pouco importante no governo, Cheney acaba por ultrapassar, em muitas ocasiões, o próprio presidente. Isto é claramente notório quando se dá o ataque às torres gémeas no dia 11 de setembro. Foi o vice-presidente que ordenou o abate a qualquer meio aéreo que fosse visto como ameaça, tal como foi também ele que ordenou, sob o conselho de Rumsfeld, o ataque a Saddam Hussein e a Osama Bin Laden.

Apesar das várias nomeações, o roteiro não é, entre todos os nomeados, o mais interessante. É claro que, sendo uma obra biográfica, a construção está muito bem feita. No entanto, o filme acaba por ser demasiado pormenorizado e assim, maçador e cansativo. O facto de Vice ser narrado torna-o ainda mais cansativo, porque ao contrário do que o realizador podia esperar, as várias interrupções em voz off não dão maior vida à obra.

vice

Penso que o elenco foi muito bem escolhido, com atores muito bem conceituados – um elenco de luxo, diria até. Christian Bale está fantástico, consegue entrar perfeitamente na pele de Cheney. Pode por isto ser um forte candidato ao Óscar de Melhor Ator.

Os figurinos, cabelo e maquilhagem estão também muito bem conseguidos. Penso que, especialmente no ator principal, se identifica uma grande semelhança com o indivíduo retratado, o que é ótimo tratando-se de um filme biográfico.

vice

A edição fotográfica é muito realista, com imagens dos momentos arrepiantes dos ataques de 11 de setembro, bem como imagens até dos líderes terroristas Saddam Hussein e Osama Bin Laden. A mistura sonora é também um ponto a destacar, visto que dá uma especial relevância à obra, acordando por vezes o público para algum momento mais importante.

Posto isto, não acredito que Vice seja o candidato mais forte ao óscar de Melhor Filme. Pode, no entanto, ser o premiado nas categorias de Melhor Ator ou de Melhor Maquiagem e Cabelo.