Em noite de celebração dos 15 anos de carreira, a banda de blues portuguesa presenteou o seu público com o lançamento do novo álbum “Fifteen Long Years”.

Foi “em casa” que, este sábado à noite, no Theatro Circo, a banda bracarense Budda Power Blues apresentou o oitavo álbum. Trata-se de um vinil de sete polegadas com quatro temas inéditos, edição limitada e numerada destinada a premiar os mais fiéis seguidores da banda.

Sob o olhar protetor do avô Guedes, cujas fotografias a preto e branco iam sendo projetadas no palco, o trio constituído pelos irmãos Budda Guedes (voz e guitarra) e Nico Guedes (bateria) e por Carl Minnemann (baixo), escolheu Braga para arrancar a nova tournée.

Rodeados de amigos, familiares e amantes de blues, os membros da banda deram não só a conhecer os novos temas “Take My Soul”, “Fifteen Long Years” e “Have Mercy” – músicas tão variadas quanto as influências –, como recordaram sucessos dos anteriores álbuns, entre os quais “Virtual Blues” do “Back to Roots” ou “Love and Hate” e “One in a million” do disco “One in a Million”.

O público do Theatro Circo assistiu a um concerto com grandes interpretações musicais, com solos de bateria endiabrados e de baixo entusiasmados, a que se juntou a energia positiva, com um Budda Guedes inspirado e bem-disposto, em que as brincadeiras, confidências e interações com a plateia foram uma constante.

O final foi surpreendente e inovador. Budda empoderou-se de uma guitarra braguesa e, em acústico, fez soar o blues, transportando a plateia para o sul dos Estados Unidos da América. Também a versão da “Verdes Anos” de Carlos Paredes testemunha que existe uma proximidade entre o sentimento intrínseco do blues e a cultura portuguesa.

Ao fim da “Fifteen Long Years Tour” vai ser lançado o primeiro disco ao vivo da banda. Com esse propósito, 15 concertos da digressão serão gravados e, em cada um, será selecionada uma música, compondo assim um álbum de 15 faixas.

A próxima atuação dos Budda Power Blues é esta sexta-feira no XV Festival de Jazz & Blues de Seia.