Autarca garante que CM Braga não vai subsidiar a construção de um novo pavilhão do ABC/UMinho. O projeto é apresentado aos sócios em abril.
Rui Silva, presidente do ABC/UMinho, adiantou, esta sexta-feira, que o clube pretende construir um pavilhão multiusos para substituir o Flávio Sá Leite. Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga considera que o plano é “arrojado e interessante”, mas que tem de ser “sustentável e autofinanciado”, sem qualquer apoio monetário da autarquia.
O edil não concorda “totalmente” com as ideias do presidente do Académico sobre o projeto para o emblema bracarense, segundo declarações prestadas à RUM esta segunda-feira. Para Ricardo Rio, o mais indicado seria a renovação do Pavilhão Flávio Sá Leite, atual recinto desportivo do ABC/UMinho, considerando que “seria uma requalificação suficiente para aquilo que são as necessidades imediatas” do clube.
Além disso, “as condicionantes do ponto de vista patrimonial” por estar a ser criado “um novo volume construtivo perto do monumento nacional, o Estádio 1º de Maio”, podem impedir a concretização das obras, explica o presidente da CM Braga.
Não descartando a possibilidade do empreendimento e a importância que pode vir a ter para o clube, o autarca diz que o projeto tem de ser “sustentável e autofinanciado”. Acrescenta que o “financiamento da infraestrutura não deverá contar com o apoio financeiro da Câmara”, que é acionista maioritária da SAD do emblema bracarense, pois o município “não tem capacidade para financiar” qualquer tipo de despesa. Antes da reação do edil, na sexta-feira, em declarações à RUM, o presidente do clube minhoto garantiu que Ricardo Rio teria dado “carta verde” para avançar com o plano.
No final da reunião de câmara desta segunda-feira, o autarca anunciou que ia convidar Rui Silva para mostrar o projeto a todos os vereadores do executivo municipal. A apresentação deverá acontecer na próxima reunião camarária, dentro de duas semanas. O presidente do ABC/UMinho já tinha adiantado que ia apresentar o projeto aos sócios no mês de abril.
ABC/UMinho prepara projeto inédito no andebol nacional
A direção do ABC/UMinho prepara a construção do primeiro centro de alto rendimento de andebol do país. As obras teriam lugar em Braga e contariam com um pavilhão multiusos, com capacidade, escritórios, alojamento e um centro de estágio.
O presidente do emblema minhoto revelou, em declarações à RUM, que o clube planeia construir “um pavilhão ao nível dos melhores que existem em Portugal com uma capacidade entre os 2500 e os 3500 lugares”, que viria a substituir o Pavilhão Flávio Sá Leite. Além disso, o dirigente pretende que o novo espaço seja utilizado não só pelo ABC/UMinho, mas por “todas as entidades da cidade”.
O projeto conta também com mais dois pavilhões, uma zona de escritórios e outra de alojamento. Para além disso, a direção do clube minhoto pretende construir um centro de estágio que possa receber tanto equipas nacionais, como internacionais.
O líder do emblema bracarense considera a cidade de Braga “perfeita para criar um centro de alto rendimento de andebol”. Olhando para a vertente financeira, Rui Silva afirma que a direção do ABC/UMinho já está “em contacto com algumas entidades interessadas em alguns espaços” que as novas infraestruturas vão ter.
Sabendo que esta obra “é uma ideia prévia” e “que ainda vai ter de ser analisada pelos associados, pelas forças políticas da cidade e por todas as pessoas interessadas em ter um espaço”, o presidente sente-se otimista para a concretização do centro desportivo.