A banda atuou na edição do Enterro da Gata em 2011.

Os Diabo na Cruz são cabeças de cartaz da edição de 2019 do Enterro da Gata no dia 13 de maio, noite dedicada ao 30.º aniversário da Rádio Universitária do Minho. Para já, são o terceiro nome da maior festa do ano académico minhoto a ser conhecido.

Depois de Silva, que atua dia 17 de maio, e Dillaz, que sobe ao palco do Forum Braga no dia anterior, os Diabo na Cruz assumem a dianteira da terceira noite de Enterro da Gata. A banda de Lisboa vem apresentar “Lebre”, o mais recente trabalho que sucedeu ao álbum homónimo de 2014 celebrizado por temas como “Vida de Estrada”, “Moça Esquiva” ou “Ganhar o Dia”.

Pelo meio, em 2018, lançaram um álbum ao vivo com passagens pelos três primeiros trabalhos do grupo que, segundo o vocalista Jorge Cruz, trabalha “noite e dia pelo roque popular”. Músicas como “Luzia”, “Os Loucos Estão Certos”, “Fronteira” ou “Bomba-Canção” caracterizam os Diabo na Cruz como uma banda que une o rock’n’roll com a música popular portuguesa.

Desde 2016 que o grupo não atuava em Braga. Esse último concerto aconteceu no Parque de Exposições de Braga, atualmente denominado Forum Braga. No ano anterior, os Diabo na Cruz viram-se na obrigação de cancelar o concerto que tinham agendado para as festas da Noite Branca de Braga devido à forte chuva que se fez sentir na cidade. Quatro anos volvidos, o regresso da banda que atua a 13 de maio – segunda-feira – foi anunciado este domingo na página de Facebook oficial do evento.

O Enterro da Gata acontece entre os dias 10 e 17 de maio pela primeira vez no Forum Braga, depois de se ter realizado durante 11 anos na Alameda do Estádio Municipal de Braga.