O evento realiza-se de 15 a 23 de julho e as partidas disputam-se em três pontos diferentes da cidade.
O estímulo ao desporto e as dificuldades em conciliar as atividades atléticas com a vida académica foram os principais temas discutidos no debate “Carreira Dual no Ensino Superior”, inserido na apresentação do Europeu Universitário de Futsal. Na sessão realizada na sexta-feira, no Pavilhão da Universidade do Minho (UMinho), marcaram presença Jorge Braz, selecionador nacional, André Coelho, jogador do SL Benfica, Nilson Miguel, atleta do SC Braga/AAUM, e Telma Pereira, futsalista do Nun’ Álvares/IESFAFE.
O Campeonato Europeu Universitário de Futsal 2019 vai decorrer em Braga, entre 15 e 23 de julho, e tem como palcos o Pavilhão da UMinho, em Gualtar, o Altice Forum Braga e o Pavilhão Desportivo de Lamaçães. São esperados cerca de 500 participantes femininos e masculinos vindos de vários países da Europa. A academia minhota e a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) juntam-se para organizar um dos maiores eventos universitários recebidos até à presente data.
A apresentação do evento contou com as presenças de Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, Nuno Reis, presidente da AAUM, Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Francisco Duarte, vice-presidente da Federação Académica de Desporto Universitário, Hermínio Loureiro, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), entre outros.
No âmbito da cerimónia, a FPF, parceira da organização, promoveu um debate sobre temas como os benefícios humanos e sociais do desporto e a preocupação com a formação superior dos atletas. Os intervenientes presentes reforçaram que o futsal não é para sempre e é preciso ter um “plano B”, daí a importância do ensino superior.
Outro tópico levantado, desta vez por Telma Pereira, foi o mau pagamento no desporto feminino, principalmente no futsal. A atleta concluiu que isto torna a procura por uma carreira alternativa não uma opção, mas uma necessidade.
As expectativas em relação ao evento, tanto para a academia como para o município, são altas. No ano transato, a equipa masculina da UMinho sagrou-se vice-campeã europeia universitária, tendo perdido na final frente à Universidade de Málaga.