Os espetáculos vão decorrer durante o mês de março no Teatro Gil Vicente, pelas 16h00 aos domingos e pelas 21h30 nos restantes dias.

O FESTIBA – Festival de Teatro Internacional de Barcelos, destinado a todo o género de públicos, vai decorrer no Teatro Gil Vicente, entre sexta-feira e 31 de março. O programa está a ser organizado pela A Capoeira, uma companhia de teatro de Barcelos.

O festival denomina-se internacional, com um evento organizado pelo Teatro Fuori Rotta, oriundo de Pádua, na Itália. Contudo, oito dos nove espetáculos estão a cargo de grupos nacionais, seis destes de grupos que pertencem ao distrito local. A Capoeira, organizadora do festival, apresentará três espetáculos. As restantes companhias de teatro que vão marcar presença no festival são originárias de Braga, Balugães, Cabeceiras de Basto, Espinho e Covilhã.

Em nota, a companhia declara que o festival se constitui de “uma linha de programação pensada para o público, com o objetivo de promover o interesse pelo teatro nas suas mais diversas variantes e promover a abertura a linguagens e culturas teatrais diferentes”.

O festival abre portas no dia 8 de março, por ocasião do Dia da Mulher, com uma encenação a cargo do Teatro das Beiras, vindo da Covilhã. “Una donna sola” é uma peça que trata da relação homem/mulher no contexto doméstico, através de uma conversa entre vizinhas. No dia 23 de março, a Companhia de Teatro de Braga apresenta “Concerto à la carte”, outra peça sobre a vida de uma mulher comum.

Ao longo do mês serão encenadas várias peças dedicadas aos mais novos. No dia 10 de março, o Teatro e Marionetas de Mandrágora apresentam “Bzzzoira Moira”, um espetáculo de marionetas sobre seres fantásticos que se inspira no folclore do norte do país. Os bonecos de madeira voltam a contracenar nos dias 24 e 27, na estreia de “Pinóquio” a cargo da A Capoeira. No dia 17, o grupo No Encalce de Ideias apresenta “Eu sou o meu avô”, um espetáculo que convida à participação do público.

Para além do conto com marionetas, A Capoeira apresenta dois espetáculos com atores de carne e osso. No dia 16, levam a palco “Menina Júlia”, peça naturalista do autor August Strindberg que lida com jogos de sedução e de poder. No dia 27 pode assistir-se a “O Nariz”, baseado no conto satírico de Nikolai Gogol sobre um nariz que se separa do rosto para assumir uma vida independente.

No dia 29 de março, o italiano Teatro Fuori Rotta encena Novecento, a história de um pianista talentoso que nasceu num navio e que dele nunca desembarcou. A encerrar o festival, o Teatro de Balugas apresenta “Pão Nosso” no dia 31. A peça, galardoada no Festival de Teatro Popular de Barcelos, em 2018, desvela o ciclo do pão através de memórias, cantigas, ladainhas e ofícios.