Apresentação do cartaz das XXII Jornadas da Comunicação foi o destaque da conferência de imprensa do GACCUM.
“A Desinformação na Comunicação e nos Media” é o tema que marca a XXII edição das Jornadas da Comunicação, que se realizam na terça-feira e quarta-feira, no campus de Gualtar, Braga. Na apresentação do evento, que decorreu esta sexta-feira, Filipa Novais, presidente do Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (GACCUM), salientou a importância do assunto escolhido, referindo que “alertar a população” é um dos objetivos do evento.
A conferência de imprensa contou também com a presença da professora Sara Pereira, diretora do departamento de Ciências da Comunicação, e Mara Ribeiro, vice-presidente do GACCUM, e ficou marcada pela divulgação do cartaz completo.
A professora Sara Pereira destacou o “valor desta iniciativa” e reconheceu a “dificuldade em chegar aos convidados”. Realçou, por isso, a “importância das jornadas organizadas pelo grupo de alunos”, contribuindo para uma “sociedade mais participada”. Sente que há ainda a “preocupação com a formação do cidadão e não apenas do profissional de comunicação”, uma vez que é um tema que abrange toda a população.
Já Filipa Novais entende que a desinformação é o “ponto de ligação das três áreas”. Dada a relevância do tema, “o GACCUM achou que era um tema que ia unir a comunidade estudantil de Braga, não só da Universidade do Minho, mas também de outras faculdades”.
A XXII Jornadas da Comunicação vai contar com nomes como Sara Antunes de Oliveira, editora de Sociedade do Observador, Alfredo Cunha, fotojornalista, e Vasco Ribeiro, membro da Comissão Científica de Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Filipa Novais salientou a importância de “trazer pessoas mais influentes, com bastante experiência” ao evento. As representantes do GACCUM convidaram toda a comunidade académica a participar nas Jornadas da Comunicação.