Eficácia dos leões levou a melhor sobre a persistência minhota. Raul Marín, do Sporting CP, foi o melhor marcador do encontro.
O Pavilhão das Goladas recebeu, esta quinta-feira, o jogo entre o HC Braga e o Sporting CP, tendo a formação leonina saído vitoriosa por 3-6, numa partida a contar para os 16 avos de final da Taça de Portugal. Era previsto um encontro de enorme equilíbrio, uma vez que ambas as equipas tencionavam vencer para continuar o seu percurso na prova.
A partida começou com grande intensidade, tendo a atenção dos guarda-redes sido testado desde muito cedo. A primeira parte ficou marcada por poucas oportunidades de perigo e pelo controlo do jogo por parte dos leões. No entanto, a turma bracarense queria ter uma palavra a dizer no encontro e, de forma a contrariar o ataque leonino, a formação de Rui Neto apostou nas saídas para contra-ataque. Fruto das excelentes combinações entre Afonso Lima e Ângelo Fernandes, os minhotos colocaram à prova Diogo Macedo, que interveio várias vezes na partida.
A cinco minutos do intervalo, com o predomínio da posse de bola, a equipa que viajou de Lisboa acabou mesmo por chegar ao golo através de Pedro Gil.O golo gerou uma série de protestos no banco do conjunto da casa, com os bracarenses a pedirem falta, só que o árbitro nada assinalou. Ambas as formações recolheram aos balneários com o placard a registar o resultado de 0-1.
Na etapa complementar da partida, as duas equipas entraram a todo gás. Os bracarenses igualaram o encontro logo nos primeiros segundos, a partir de um remate do meio-campo de Juan López. O golo sofrido acordou os leões, que voltaram a repor a vantagem ao minuto 27. Devido a uma desconcentração da defensiva da casa, Caio ganhou espaço no lado direito e deu para Vítor Hugo, que não perdoou na cara de Constantino Acevedo. Estava, desta forma, feito o 1-2.
Os comandados de Rui Neto aumentaram o ritmo, abrindo o jogo para as alas, de modo a dificultar a tarefa à formação verde e branca. Com várias oportunidades criadas em frente à baliza visitante, a equipa da casa chegou mesmo a dar volta ao resultado, assumindo, pela primeira vez no encontro, a dianteira do marcador ao minuto 35. Através dos remates de António Trabulo e Pedro Silva, o HC Braga fez o 3-2. Ainda assim, o conjunto leonino não tardou na resposta e, no mesmo minuto, Raul Marín desfez a vantagem dos bracarenses.
Nos últimos dez minutos do encontro, o Sporting CP mudou a tática e adiantou-se no marcador. As sucessivas transições a grande velocidade por parte pelos leões levaram Toni Pérez, Matías Platero e Raul Marín a mexerem as redes da baliza visitada, confirmando a vitória na partida. O jogo terminou com o resultado de 3-6.
Com esta derrota, a formação bracarense despede-se da Taça da Portugal, tendo agora o campeonato para disputar. Já o Sporting CP, regressa aos triunfos e avança para os oitavos de final da prova. O HC Braga volta a entrar em campo no dia 16 de março, viajando até Oliveira de Azeméis para defrontar a UD Oliveirense, num jogo a contar para a 20ª jornada do Campeonato da 1ª Divisão de Hóquei em Patins.