Isn’t It Romantic trata-se de uma comédia em torno dos vários clichés que nos são apresentados na maioria dos filmes românticos que assistimos. Escrito por Erin Cardillo, Dana Fox e Katie Silberma, Isn’t It Romantic foi lançado nos Estados Unidos a 13 de Fevereiro de 2019. Mostra a visão de uma rapariga que deixou de acreditar no amor e é particularmente interessante ao apresentar quase que uma comparação do que se passa na vida real com o que geralmente nos é apresentado no grande ecrã.
Natalie é uma jovem arquiteta empenhada no seu trabalho. Quando era criança costumava ver romances e tinha esperança de que um dia tudo aquilo pudesse acontecer consigo. No entanto, a mãe sempre lhe disse que a vida real não é como nos filmes. Natalie adotou então, ao longo do tempo, uma posição sempre muito defensiva em relação a estes assuntos. Demonstra em conversas com a sua colega de trabalho o quanto odeia comédias românticas e, após lutar com um ladrão que a tenta roubar, bate fortemente com a cabeça ficando inconsciente. Acorda dentro de um dos filmes que tanto detesta, sendo a personagem principal.
A partir daqui tudo muda na sua vida, toda a gente olha para ela de uma forma diferente: é admirada, elogiada e os rapazes reparam todos nela. Acaba por perceber o que se está a passar e tenta rapidamente que tudo termine o mais rápido possível. Não quer viver num mundo de fantasia que não corresponde à realidade, mas para poder chegar ao fim desta história precisa de seguir o filme até ao fim. Começa então a sair com um dos rapazes mais atraentes que conhece, um rapaz que numa reunião antes feita com ela, ainda no “mundo real”, a tratara de forma inconveniente.
Adam Devine interpreta o melhor amigo e colega de trabalho da protagonista. Sempre a achou especial e sempre olhou para ela de uma forma diferente, apesar dela não ser capaz de ver isso. Natalie percebe que se calhar o verdadeiro final do filme seria ficar com o seu grande amigo, não porque achasse que ele gostava dela dessa forma especial, mas sim porque seria um final ideal numa comédia romântica.
O problema é que este estava prestes a casar com outra pessoa, interpretada por Priyanka Chopra. Contudo, e como aconteceria em qualquer filme, o casamento foi interrompido por um grande discurso da arquiteta que não terminou da forma esperada. A personagem principal acaba por perceber que o grande problema incidia no facto de ela não conseguir gostar de si mesma. E, como consequência disso, nunca tinha sido capaz de reparar que quando o seu amigo olhava supostamente para um cartaz de uma modelo que se encontrava visível numa das janelas perto da sua secretária, não era para a modelo que ele estava a olhar…
Isn’t it romantic é um filme que demonstra com boas imagens a diferença entre os dois mundos, o real e o cinematográfico, apesar de ser um pouco irrealista em alguns momentos. A banda sonora está interessante e de acordo com o que se vai passando ao longo das cenas, tendo sido as músicas, na minha opinião, bem escolhidas para acompanhar a narrativa. Conta com a participação de figuras bem conhecidas como Priyanka Chopra, Liam Hemsworth, Rebel Wilson e Adam Devine que, no geral, apresentam uma boa prestação na interpretação dos diferentes papéis.
Uma história com uma mensagem muito marcante que mostra a importância que o amor próprio tem na vida de cada um de nós. Como querer estar com alguém e amar esse mesmo alguém se nem a nós próprios somos capazes de amar? Algo que ouvimos tantas vezes, mas em que raramente paramos para refletir e colocar em prática. Por outro lado, a nova aposta da Netflix salienta também que a vida não é nenhum conto de fadas, mas que é possível encontrar felicidade junto de outra pessoa e que o amor não deve ser algo que nos assusta, até porque se trata daquilo que nos mantém vivos.
Título original: Isn’t It Romantic
Realização: Todd Strauss-Schulson
Argumento: Erin Cardillo, Dana Fox, Katie Silberman, Erin Cardillo
Elenco: Rebel Wilson, Liam Hemsworth, Adam Devine
EUA
2019