Debate em torno das eleições europeias teve como objetivo alertar para a importância do voto.

A masterclass “Europa pelos Europeus” organizada pelo Sindicato dos Jornalistas, em parceria com o Parlamento Europeu, promoveu o debate sobre esta instituição da União Europeia. A sessão contou com a presença da professora da Escola de Direito, Mariana Canotilho, o jornalista do Público, Samuel Silva, e o estudante de doutoramento em Ciências da Comunicação, Francisco Conrado.

Na sua intervenção, Mariana Canotilho esclareceu questões como o funcionamento do Parlamento Europeu e apelou à importância do voto nas eleições europeias, que se realizam no próximo dia 26 de maio. “Não há identificações políticas perfeitas. O que nós fazemos em termos de escolhas políticas é aquilo com que mais nos identificamos, mas tem de ser sempre o melhor mundo possível”, afirmou. A professora convidada acrescentou ainda que “onde quer que seja que se vote, o voto conta e muito”.

Francisco Conrado abordou a questão da identidade colocando a questão sobre “o que é afinal ser europeu?”. “Estas eleições são justamente uma oportunidade de discutir sobre aquilo que é ou não ser europeu, como podem enquadrar o vosso lugar na Europa”, afirmou. Nas palavras do estudante, “esta discussão dá lugar também ao espaço da desinformação, onde podemos refletir até que ponto a nossa atuação ativa, no sentido de estarmos informados sobre a importância das eleições europeias, já é um passo para compreendemos melhor a nossa posição na Europa”.

Já Samuel Silva confessou que “nunca tinha parado para pensar sobre a Europa”. O jornalista, que se ocupa com as questões da educação, aponta para a falta de ensino sobre o tema nas escolas superiores: “Não me lembro disto ser um tema, e isto é problemático para a formação de qualquer profissão, mas sobretudo para a formação superior de jornalistas”. Para Samuel Silva, “a Europa é sempre vista como uma coisa exterior, muito longínqua”.

Com as eleições para o Parlamento Europeu a aproximarem-se, o Sindicato dos Jornalistas tem levado esta iniciativa a outras universidades do país com o objetivo de alertar para a importância do voto nas eleições europeias.

A sessão decorreu, esta segunda-feira, no Centro Multimédia no Instituto de Educação da Universidade do Minho.