Médio esteve nos dois golos minhotos em Portimão. Cónegos aguardam pelo que faz o Vitória SC.

O Moreirense deslocou-se, esta noite, ao Algarve para defrontar o Portimonense, em jogo a contar para a jornada 27 da Liga NOS. Depois de dois desaires consecutivos – frente ao Marítimo (3-2) e ao SL Benfica (0-4) -, o conjunto orientado por Ivo Vieira regressou aos triunfos na viagem até ao sul do país, com dois golos sem resposta.

Ainda as equipas não tinham entrado no ritmo e já o Portimonense criava uma soberana ocasião para abrir o marcador. Com apenas dois minutos jogados, Jackson Martínez fugiu à defesa visitante e obrigou Pedro Trigueira a uma boa intervenção.

O primeiro sinal de perigo da turma minhota chegou à passagem do primeiro quarto de hora, com Pedro Nuno a ganhar metros pela esquerda, antes de fletir para zona central e rematar forte à trave da baliza de Ricardo Ferreira. Pouco depois, o camisola 27 voltou a tentar a sua sorte após uma reposição lateral, mas o guardião da casa levou novamente a melhor.

Como diz o ditado “à terceira é de vez”, o Moreirense chegou à vantagem dentro do 34º minuto de jogo. Pedro Trigueira recolheu um cruzamento de Paulinho e lançou rapidamente o contra-ataque pela direita. João Aurélio conduziu, viu Chiquinho livre de marcação no espaço entre linhas e endossou-lhe a bola, com o médio a aproveitar a desorganização da defesa adversária e, de fora da área, colocou a bola por cima do adiantado Ricardo Ferreira.

Um golo de belo efeito do jogador de 23 anos, abriu as hostilidades em Portimão e a levar a equipa visitante em vantagem para os balneários. No arranque da segunda parte, Heriberto Tavares foi o primeiro a dispor de uma boa ocasião para ampliar a vantagem minhota. No entanto, Ricardo Ferreira foi rápido a sair dos postes e impediu o adversário de atirar a contar.

O guarda-redes do Portimonense nada pôde fazer cinco minutos depois, altura em que a formação de Moreira de Cónegos chegou ao segundo golo. Novamente num contra-ataque letal, desta vez conduzido por Ibrahima Camará, Chiquinho ficou isolado na cara do golo, mas optou por tocar ao lado para Heriberto Tavares, que aproveitou a baliza escancarada para fazer o quinto golo esta época.

No minuto seguinte, a equipa comandada por António Folha teve a melhor ocasião para chegar ao golo. Jackson Martínez trabalhou bem pela direita e cruzou rasteiro para o segundo poste, onde Bruno Tabata falhou a emenda que podia relançar o encontro.

O Moreirense soma agora 45 pontos e ocupa, à condição, o quinto lugar da tabela classificativa. A equipa de Ivo Vieira soma mais três pontos do que o Vitória SC, que joga este sábado nos Açores frente ao Santa Clara, e volta a assumir o quinto lugar em caso de vitória. O Portimonense, por sua vez, ocupa o 10.º lugar com 32 pontos.

Na próxima jornada, os minhotos regressam a casa para defrontarem o SC Braga. A partida está marcada para as 20h30 do próximo sábado, dia 6 de abril.